Ícone do site Criptonizando

Ucrânia proíbe compras de bitcoin com moeda local

Embora a Ucrânia tenha recebido mais de US$100 milhões em doações em criptomoedas, o Banco Nacional do país (NBU) está restringindo as compras de bitcoin e altcoins

As restrições vieram com o intuito de evitar saídas de capital em meio à  Lei Marcial. 

Em resumo, a Lei Marcial é uma norma que o Estado implementa em determinada nação com o intuito de substituir todas as leis e autoridades civis por leis militares. Ou seja, as leia passam a ser definidas por autoridades militarizadas.

A norma é implantada pelo exército em cenários de extremos conflitos, crises civis e políticas.

Restrições da Ucrânia para compras de bitcoin

O banco central ucraniano anunciou na última quinta-feira (21) um conjunto de restrições às operações transfronteiriças.

De acordo com o anúncio, os habitantes locais estão proibidos de comprar bitcoin utilizando a moeda fiduciária nacional, a hryvnia (UAH).

Sendo assim, a compra de ativos digitais só é permitida com moedas estrangeiras, mas de forma limitada. Afinal, a compra máxima mensal é de US$3.300. 

Segundo o NBU, a medida visa impedir a saída improdutiva de capital do país. 

“As mudanças relevantes ajudarão a melhorar o mercado de câmbio, que é um pré-requisito necessário para aliviar as restrições no futuro, bem como reduzir a pressão sobre as reservas internacionais da Ucrânia”, escreveu o NBU.

Conforme observado pelo banco, a Lei Marcial intensificou a necessidade de transações internacionais. O NBU apontou que ele não deve arcar com essas saídas. 

“As transações quase em dinheiro… são realizadas principalmente para contornar as atuais restrições do Banco Nacional, em particular para investir no exterior, o que é proibido pela lei marcial. Portanto, as transações relevantes devem ser interpretadas como levando a saídas improdutivas de capital”.

O Banco Nacional acredita que as mudanças relevantes ajudarão a melhorar o mercado de câmbio. Esse fator é um pré-requisito para uma maior flexibilização das restrições. Além disso, ele consegue reduzir a pressão sobre as reservas internacionais da Ucrânia.

LEIA MAIS: Analista: bitcoin pode explodir e capitalização do STEPN (GMT) é uma piada

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile