Ícone do site Criptonizando

Ucrânia suspende sistema monetário e população busca stablecoin do dólar

Após a Rússia iniciar a invasão militar à Ucrânia, o presidente do país, Volodymyr Zelensky, decretou Lei Marcial em todo o território ucraniano na última quinta-feira (24).

De acordo com as novas regras, os saques em moeda estrangeira, como o dollar e o euro, estão suspensos por todas as instituições financeiras que oferecem esse tipo de serviço.

A ordem governamental também proibiu temporariamente a utilização do dinheiro eletrônico, incluindo transações básicas do cotidiano, como transferências bancárias.

Além disso, o decreto também dispõe sobre limitações para as quantidades de moeda local que podem ser retiradas em caixas eletrônicos.

Nesse sentido, o presidente do banco central ucraniano, Kyrylo Shevchenko, limitou os saques diários na moeda local a 100.000 hryvnias, cerca de 3.356,67 dólares.

A Lei Marcial é uma norma implementada em cenários de guerra, que substitui a constituição e autoridades civis por leis militares emergênciais.

As medidas pegaram de surpresa as pessoas que faziam fila para tentar sacar dinheiro para comprar água, comida e demais mantimentos em Kiev e outras cidades.

A hryvnia, moeda nacional da Ucrânia que vinha sofrendo com a queda de quase dois dígitos desde o início do ano, caiu mais 3% nesta semana.

Assim, o conjunto de proibições do estado trouxe um problema a mais para a população que precisa de dinheiro para fugir do país em guerra.

Criptomoedas, única solução para a Ucrânia

Segundo matéria veiculada pela CNBC, a Kuna, maior corretora de criptomoedas da Ucrânia, tem sido buscada principalmente para a obtenção da stablecoin Tether (USDT).

A demanda pela moeda digital no país é tão grande que a força compradora na exchange está aceitando pagar mais caro que o valor da cotação do dólar.

O CEO da Exchange ucraniana, em entrevista à CNBC, afirmou que a única opção amplamente disponível à população neste momento são as criptomoedas.

“Nós não confiamos no sistema bancário. Nós não confiamos na moeda local. A maioria da população não tem nada para escolher além das criptomoeda.”

A saber, o Tether é uma stablecoin. O termo é utilizado para batizar aquelas criptomoedas que são lastreadas em alguma moeda física.

Por fim, o Tether, que é uma moeda lastreada no dólar americano, é a opção neste momento em que não é possível obter moedas estrangeiras.

Leia mais: El Salvador lança hospital veterinário movido a bitcoin

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile