União Europeia vai criar criptomoeda própria para competir com a Libra do Facebook

união euoperia libra facebook criptomoeda

Para o Ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, a Europa deveria considerar emitir sua própria “moeda digital pública” para competir com a Libra, a stablecoin do Facebook.

De acordo com a Reuters, durante uma reunião de ministros de finanças da União Europeia (UE) em Helsinque, Le Maire voltou expressar a repórteres sua preocupação a respeito da criptomoeda do Facebook.

Segundo o Ministro das Finanças, o ativo pode apresentar riscos para os consumidores, para a estabilidade financeira e até para a soberania dos estados europeus”.

Ele disse também que no próximo mês discutirá a possibilidade de uma moeda digital pública europeia com seus colegas no continente.

“Precisamos intensificar nosso pensamento sobre uma moeda digital do banco central”, afirmou.

Além disso, para Le Maire, o bloco europeu precisa repensar sua abordagem a respeito da regulação das criptomoedas no nível da União Europeia.

O ministro afirmou que o debate sobre regular as moedas digitais como valores mobiliários, serviços de pagamento ou moedas deve ser resolvido através da criação de uma estrutura robusta e universal.

Ele voltou a dizer que o Facebook deve ser impedido de lançar sua criptomoeda na UE já que “com as informações publicamente disponíveis sobre a libra, atualmente não é possível dizer quais regras exatas da UE se aplicariam”, devido à incerteza jurídica.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

PayPal USD adota rede Stellar para novas aplicações

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin despenca pós-ataques Israel-Irã: comprar ou vender?

Escrito por Conny Chu