Ícone do site Criptonizando

Uniswap (UNI): O que é e como utilizar?

Uniswap anuncia recebimento de novo financiamento de US$ 165 milhões

Descubra o que é e como funciona o Uniswap (UNI), a principal Exchange Descentralizada (DEX) do mercado de criptomoedas.

O Uniswap é uma bolsa descentralizada criada sob o protocolo do Ethereum pelo desenvolvedor Hayden Adams. O projeto foi criado no final de 2018 e atraiu investimentos de várias empresas de capital de risco, incluindo Andreessen Horowitz, Paradigm Venture Capital, LLC e ParaFi.

O projeto rapidamente se tornou relevante no mercado de criptomoedas, e registrou uma média de volume de US$ 220 milhões diários em outubro de 2020.

Como funciona o protocolo Uniswap?

O Uniswap foi originalmente desenvolvido para facilitar as negociações de tokens padrão ERC–20. Esse padrão de tokens, criado em 2015, fez o número de criptoativos do mercado explodir nos últimos anos dentro da rede Ethereum.

Através de contratos inteligentes, o Uniswap intermedia a troca de tokens entre os usuários. O Uniswap opera como um protocolo de código aberto, que é executado como uma Aplicação Descentralizada dentro da blockchain Ethereum.

Dessa forma, o Uniswap opera de maneira autônoma, eliminando a necessidade de intermediários centralizados, como instituições financeiras.

Além disso, a DEX funciona como um formador de mercado automatizado, onde existem pools de liquidez que facilitam a negociação dos ativos.

Com o projeto é possível, por exemplo, receber rendimentos pelos criptoativos para ajudar a prover liquidez para as negociações. Dessa forma, é possível consolidar um tipo de renda fixa através dos criptoativos. Os rendimentos dos pools são pagos em UNI, token de governança do projeto.

O canal Insalubres demonstra como você pode ganhar rendimentos por meio da DEX:

O que é o Uni?

O Uniswap é o token de governança que gerencia o protocolo. Com o token, os usuários podem propor e votar em alterações da DEX. 

Leia mais: O que é um DAO (Organização Autônoma Descentralizada)?

No total, 1 bilhão de tokens UNI devem entrar em circulação nos próximos anos. Atualmente, cerca de 750 milhões de tokens estão no mercado. Os tokens foram distribuídos para os primeiros usuários do projeto. 

É possível armazenar o criptoativo em carteiras que possuem suporte para tokens ERC-20, como Trust Wallet, Exodus e Ledger.

Utilidade dos tokens de governança

Muitos no mercado de criptomoedas questionam sobre o real valor de determinados tokens. Em especial, muitos dos tokens de governança de vários projetos não dão nada além de direitos de voto. Este incentivo pode justificar algum valor do protocolo, porém, como não pagam rendimentos ou dividendos, isso limita o potencial de retornos desses ativos.

Vitalik Buterin, criador do Ethereum, criticou os tokens de governança:

“A noção de ‘direitos de governança’ como uma narrativa de por que um token deve ser valioso é patológica”, escreveu Buterin no Twitter.

“Você está literalmente dizendo: ‘Estou comprando $ X porque mais tarde alguém pode comprar de mim e de um monte de outras pessoas para distorcer o protocolo de acordo com seus interesses especiais.’”

O UNI é negociado com uma queda de cerca de 90% desde o seu topo histórico de mercado.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile