Como parte do EIP (Ethereum Improvement Proposal) 1559, lançado em agosto de 2021, o protocolo Ethereum tem queimado ETH a uma taxa massiva.
De acordo com o EIP-1559, uma parte de todas as transações no Ethereum são destruídas, o que tornou o ETH um criptoativo deflacionário.
Desde que o EIP-1559 foi implementado, um total geral de 2,8 milhões de ETH foi removido de circulação ou cerca de US$ 4,6 bilhões aos preços atuais.
Apenas nos últimos sete dias, o protocolo Ethereum destruiu mais de 16.364 ETH a uma taxa estimada de 1,62 ETH por minuto, de acordo com a Ultrasound Money.
Esse mecanismo de queima também significa que há mais ETH sendo destruído do que emitido pelos mineradores.
O gráfico abaixo mostra como o fornecimento de tokens da rede mudou nos últimos anos. A parte pontilhada sugere que a tendência deflacionária deve continuar nos próximos dois anos.
A única razão real pela qual essa projeção não seria cumprida seria se a adoção e o uso de ETH despencasse, fazendo o número de transações da rede diminuir.
Na semana passada, a atividade NFT e DeFi alimentou a queima de ETH. Essas duas categorias foram responsáveis pela destruição de quase 8.000 ETH esta semana, liderado pelos projetos OpenSea (~1.298 ETH) e Uniswap V3 (~876 ETH).
As transferências do USDT queimaram cerca de 705 ETH esta semana, enquanto as transferências do USDC queimaram 228 ETH.