Ícone do site Criptonizando

USDD, stablecoin da Tron, é novo esquema ponzi do mercado de criptomoedas?

Sem dúvidas, o mercado de criptomoedas é um grande atrativo para agentes mal intencionados. Por essa razão, especialistas e investidores de ativos blockchain ficam a cada dia mais desconfiados de novos criptoativos. Afinal, a chance de ele ser uma pirâmide é muito grande e é essa visão levantada contra o USDD, stablecoin algorítmica lançada na rede Tron.


Só para exemplificar, o YouTuber Stephen Findseisen, fez um vídeo no dia 24 de junho apontando a possibilidade de o USDD ser um possível esquema ponzi. De fato, a nova stablecoin merece ser questionada, pois está constantemente sendo negociada abaixo de US$1, desde 13 de junho.

Esse cenário fez Findseisen relembrar do colapso do ecossistema Terra (LUNA). Embora os ativos estáveis apresentem certas distinções, há algumas semelhanças entre os dois tokens que merecem ser destacadas.

Conhecendo o USDD

O criador do USDD é Justin Sun, um dos nomes mais conhecidos do mercado e rosto por trás da Tron, plataforma de contratos inteligentes. Mas não é apenas por isso que Sun é conhecido no mercado. O diplomata já fugiu de vários países com medo de ser processado.


Para criar a stablecoin, Sun admitiu que teve a ideia depois de testemunhar a dramática ascensão da Terra. Contudo, o USDD chegou apenas alguns dias antes do colapso do token LUNA.


A grande meta de Sun é convencer os investidores de que essa stablecoin é diferente. O empresário acredita que o que fez o ecossistema Terra colapsar foi o rápido crescimento e a alavancagem excessiva. Sun aponta que não cometerá o mesmo erro.


Segundo a carta aberta escrita por Sun, o lançamento do USDD veio para trazer descentralização para o ambiente das stablecoins. Conforme observado pelo CEO da BitTorrent, esse é o setor mais centralizado do mercado blockchain.

UST e USDD

Quando falamos de stablecoin algorítmica o maior fiasco dessa arena aparece em nossa mente, o UST, “stablecoin” da Terra. Essa modalidade de stablecoin depende de arbitragem para manter seu valor em um dólar.

Para que o sistema sobreviva, a stablecoin permite que os investidores que depositam suas moedas ganhem juros altos, algo insustentável no longo prazo.

A grande diferença entre os dois tokens nessa arena é que o colapso do UST ocorreu após o acúmulo de bilhões de dólares e o USDD, com pouco mais de um mês, já experimenta um possível caminho de fracasso.

Além disso, o USDD ainda não funciona como uma moeda estável algorítmica, pois o mecanismo do projeto Arbitrage foi desativado e a cunhagem do novo USDD está restrita a poucas instituições na lista de permissões, como a Alameda Research.

Dessa forma, o USDD ganha uma proteção contra a espiral da morte, pelo menos no primeiro momento. Afinal, o fim chega para a stablecoin algorítmica quando a queima e a cunhagem estão ativas.

No entanto, o problema da centralização, que o próprio Sun falou que não queria na stablecoin, é visto nesse cenário.

“Como todos os esquemas Ponzi, este diz que é diferente LUNA falhou depois que ofereceu 20% ao ano e atraiu bilhões de dólares em investimentos. O USDD está mudando o jogo oferecendo algo diferente oferecendo o dobro da quantidade de juros quase 39,6% ao ano, de acordo com seu site, e eles afirmam que é livre de riscos”, observou Findseisen.

A centralização

Ativos estáveis algorítmicos não utilizam bancos e empresas para manterem sua paridade 1:1 com o dólar americano. Essa modalidade de stablecoins possui algoritmos on-chain que aumentam ou diminuem o fornecimento, ou compram e vendem tokens, de acordo com as condições de mercado. Sendo assim, ela emite mais moedas quando o preço sobe e reduz a oferta quando o preço cai.

Mas olhando para o USDD vemos que o que acontece é uma centralização diferente e, possivelmente, mais preocupante. Afinal, Sun pode ser o detentor master da stablecoin e ser o responsável pela cunhagem do ativo.

De acordo com a investigação de Findseisen, 683 milhões de tokens de um número total de 723 milhões de tokens que já foram cunhados.

Ou seja, Sun cunhou pessoalmente 94% de todos os tokens que agora existem na stablecoin, apesar de querer ver o USDD crescer de forma orgânica e descentralizada.

“Não apenas obviamente acho que esta moeda está oferecendo um rendimento insustentável. Acho que também é uma maneira muito inteligente de Justin Sun descarregar o TRON sem afetar o preço”, disse Findseisen.

LEIA Vitalik Buterin confirma preocupações de centralização do Ethereum pós-fusão

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile