Ícone do site Criptonizando

Uso de criptomoedas cresce na Rússia, revela regulador

Fonte: Lastely Hunt

O uso das criptomoedas na Rússia está crescendo, de acordo com Yury Chikhanchin, diretor do Serviço de Monitoramento Financeiro da Federação Russa, que relatou ao presidente Vladimir Putin sobre as operações atuais da agência.

O regulador está monitorando as atividades de mais de 25.000 instituições em transações cripto, revelou o executivo em uma reunião com o chefe de estado. 

A Chikhanchin admitiu que o uso de criptomoedas está aumentando na Rússia na ausência de uma regulamentação abrangente.

“Acreditamos que o volume de negócios da criptomoeda hoje é de mais de 630.000 bitcoins”, detalhou. 

A Rosfinmonitoring realizou cerca de 120 investigações relacionadas a cripto e iniciou mais de 60 casos criminais. Chikhanchin apontou que isso foi possível graças ao lançamento da nova plataforma ‘Transparent Blockchain’ da Rússia.

“Há um ano, o serviço só conseguia rastrear bitcoin, mas usar esse sistema permite que você veja os movimentos de mais de 20 criptoativos diferentes”, explicou o funcionário. 

A ferramenta de análise cripto está atualmente passando por testes no Ministério de Assuntos Internos, no Serviço Federal de Segurança e no Comitê Investigativo. Outros países da Comunidade de Estados Independentes demonstraram interesse em obtê-lo.

O Transparent Blockchain foi empregado nos esforços para fechar o mercado darknet Hydra, como parte da cooperação com agências de aplicação da lei e representantes de organizações de inteligência financeira de outras nações.

O site foi retirado do ar no início de abril de 2022, quando as autoridades alemãs apreenderam seus serviços em uma operação conduzida com o apoio dos Estados Unidos.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile