Ícone do site Criptonizando

Usuário alega ter perdido 4 bitcoins na Lightning Network; Especialistas negam a possibilidade

lightning network bitcoin rede

Na semana passada, um usuário da Lightning Network (LN) afirmou ter perdido 4 bitcoins utilizando a rede. No entanto, especialistas negam a possibilidade. 

A LN é uma solução de segunda camada para o problema de escalabilidade do Bitcoin destinada a permitir pagamentos em BTC quase instantâneos e com baixas taxas.

Entenda o caso

Tudo começou quando um usuário do Reddit perguntou:

“É possível perder dinheiro depois de fechar canais a força?”

O questionamento que veio acompanhado de algumas capturas de tela recebeu uma resposta positiva, afirmando que é sim possível se os canais forem forçados a fechar usando um estado antigo inválido.

Foi aí que o usuário alegou ter perdido 4 bitcoins (equivalente a mais de US$ 30 mil na época) ao utilizar a rede Lightning.

A perda teria acontecido devido a uma queda de energia que causou o fechamento dos canais da rede sem que estivessem atualizados.

Embora o usuário afirme ser um administrador de sistemas “com algum conhecimento em servidor”, ele não sabia que o fechamento forçado causaria problemas.

“Essa não é a primeira vez que vejo você com o mesmo problema de alocar descuidadamente tanto dinheiro em nós inúteis e depois decidir apenas fechar todos eles de uma vez”, afirmou outro usuário na mídia social.

O que os especialistas têm a dizer

No Twitter, Jack Mallers, fundador da carteira de bitcoin Zap, disse não ter visto evidências de nenhuma violação:

“Não vi nenhuma violação, nem ninguém que eu conheço. Acho muito difícil de acreditar que alguém sofreu centenas de violações sem ninguém ter visto nenhuma”, afirmou.

Em seguida, o desenvolvedor da Lightning Network conhecido como TheRustyTwit confirmou a declaração dada por Mallers.

Enquanto outro usuário disse na conversa que o acontecimento deveria ser divulgado, por ser “completamente um erro do usuário”, outro foi ainda mais longe e disse acreditar que o incidente foi “inventado para tentar fazer a Lightning Network parecer ‘insegura’”.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile