Ícone do site Criptonizando

Usuários denunciam golpe de aplicativo para transferência de criptomoedas

saque-virtual-scam-usuários-criptomoedas-golpe

Nas redes sociais, diversos usuários denunciam um suposto golpe aplicado pelo “Saque Virtual”, um aplicativo que prometia transferência de criptomoedas Electroneum (ETN) direto para a conta bancária do proprietário.

O aplicativo, que segundo as vítimas surgiu no início do mês de maio desse ano, teria atraído milhares usuários pela oferta de baixa taxa de transferência e 24 horas para o depósito.

Antes disponível na Google Play, o Saque Virtual agora sumiu da internet. Em contato com o Criptonizando, uma das vítimas denunciou o ocorrido:

“Faz mais de uma semana do prazo estipulado para um saque que fiz domingo 17/05. Fiz várias reclamações junto à loja de aplicativos na página do app, no site oficial do aplicativo e no Instagram do mesmo. Algum tempo depois de eu realizar essas queixas, todas as plataformas foram tiradas do ar”, declarou.

Este, no entanto, não é o único relato sobre o ocorrido.

Exit Scam?

No grupo Electroneum Brasil, no Facebook, há diversas publicações citando o aplicativo que ficou famoso entre os usuários. Contudo, o entusiasmo logo se transformou em decepção.

Os usuários agora apontam para um exit scam, ou “golpe de saída” em português – quando uma empresa some com o dinheiro de seus clientes após promover o negócio.

Imagem: Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Na página de suporte do Google Play, uma cliente também denunciou o suposto esquema, afirmando que este foi divulgado em um canal do Youtube chamado Miguel Make Money:

“No dia 21 de maio não foi mais possível ter acesso com email e senha no aplicativo, logo todos os usuários ficaram desesperados e começaram a correr atrás, fomos no canal do divulgador do aplicativo e logo imediatamente ele retirou o vídeo do youtube e foram apagadas suas redes sociais”, diz a publicação sobre o canal com mais de 22 mil inscritos.

Segundo o relato, os clientes têm comprovantes de depósitos que teriam sido efetuados em nome de Lucas William Pereira, cujas redes sociais teriam sido excluídas após o início dos questionamentos acerca dos depósitos pendentes.

“Foram registrados alguns boletins de ocorrência”, diz o texto que conta com 35 reações de “Eu também!” de clientes que teriam passado pela mesma situação.

Nota de resposta

O Criptonizando entrou em contato com Felipe Miguel, dono do canal Miguel Make Money, que nos enviou a seguinte nota:

“Divulguei o app como vários canais divulgaram, não deletei o vídeo ele continua como privado depois da SAFADEZA que o dono do app fez com milhares de usuários. COMO EU TE FALEI: VÁRIOS CANAIS DIVULGARAM! Você verá na imagem que o vídeo está privado, não apaguei! E ainda estou no grupo das pessoas que foram ENGANADAS por ele, minhas redes sociais está ativa! Nunca tive contato com esse cara. PORTANTO, sugiro que não me associem a esse cara”, declarou.

Imagem: Vídeo listado como privado em imagem enviada pelo Youtuber.

O Youtuber disse que também registrou um boletim de ocorrência sobre o caso e deixou seu Facebook e Instagram à disposição. Na nota, ele se referia aos canais Freitas Tutoriais, Dicas Incríveis e Vamos Prosperar na Web. O último, publicou um parecer no dia 15 de maio:

“O app parecia ser confiável e inclusive inspirou a gravação de um vídeo para o canal feito com o intuito de ajudar. Se pudéssemos saber o futuro, esse vídeo nem existiria. Mas não é assim que as coisas funcionam, infelizmente”, diz um trecho.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile