Ícone do site Criptonizando

Uzbequistão pretende lançar pool de mineração e exchange de criptomoedas

pool-mineração-exchange-criptomoedas

Worker figures helping dig coin money on dollar note background - worker figures model with money seeking business concept

Um dos órgãos governamentais do país, a Agência Nacional de Gerenciamento de Projetos do Uzbequistão (NAPM), responsável pela supervisão do mercado de criptomoedas, anunciou que pretende lançar um pool nacional de mineração e que reduzirá as taxas de eletricidade para os mineradores.

Segundo o relatório divulgado pela NAPM, o pool nacional de mineração do país, localizado na Ásia Central, incentivará as mineradoras domésticas e estrangeiras a trabalharem juntas.

A agência revelou que o principal objetivo do pool de mineração é garantir a eficiência econômica, e tornar a mineração mais transparente e segura.

O país também quer estabelecer uma exchange de apoio, onde os mineradores poderão vender as moedas que minerarem. Entretanto, não foi mencionado se os mineradores poderão usar outras exchanges ou precisar negociar nessa plataforma específica.

A exchange, chamada de Uznex, deve ser lançada ainda neste mês e será operada pela empresa sul-coreana Kobea Group.

Em 2018, o presidente do Uzbequistão assinou um decreto para legalizar o comércio de criptomoedas e introduzir o licenciamento para as corretoras de moedas digitais.

Entretanto, a ordem que restringe como os cidadãos do Uzbequistão podem negociar legalmente as criptomoedas foi emitida em dezembro de 2019, o pedido limita os residentes a negociar apenas em exchanges licenciadas.

O governo Uzbequistão também implementou taxas mais altas de eletricidade para os mineradores domésticos de criptomoedas, na tentativa de incentivar e promover as mineradores a se unirem a seu próprio pool nacionalizado.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile