Dados de 160 mil chaves PIX são vazados

O Banco Central do Brasil informou, na última sexta-feira (21), que houve vazamento de dados de chaves PIX na instituição financeira Acesso Soluções de Pagamento. A princípio, dados de 160 mil chaves teriam sido expostos.

As informações vazadas são de natureza cadastral, ou seja, não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

Segundo o comunicado da autoridade monetária, o vazamento não incluiu dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

O comunicado ainda diz que os clientes que tiveram seus dados cadastrais vazados no incidente serão notificadas por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.

Assim, as instituições não usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

De acordo com o BC, esse vazamento ocorreu devido a “falhas pontuais em sistemas” da Acesso Soluções de Pagamento. A instituição informou que o total de chaves potencialmente expostas é de 160.147.

Além disso, o Banco Central afirmou que vai adotar as ações necessárias para a apuração detalhada do caso. A instituição disse que aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.

Chaves PIX vazadas em 2021

O episódio de vazamento desta semana é o segundo na história do PIX. Em 24 de agosto de 2021, aconteceu um problema semelhante no Banco do Estado de Sergipe (Banese). Com o vazamento foram expostos os dados de 414 mil chaves.

Na ocasião, o Banese publicou um comunicado explicando que a área técnica havia detectado consultas indevidas a dados relacionados a chaves PIX, exclusivamente do tipo telefone de não clientes do banco.

O banco ainda explicou que o acesso foi feito a partir de duas contas bancárias de clientes do Banese, provavelmente roubadas por meio de “phishing”.

Leia Mais: Mercado Livre compra fatia da 2TM, grupo controlador da Mercado Bitcoin

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Presidente de El Salvador quer nó da rede Bitcoin em cada residência, diz especialista
icon dezembro 27, 2024

Presidente de El Salvador quer nó da rede Bitcoin em cada residência, diz especialista

Escrito por Thiago Barboza
Banco Central da Rússia pode reconhecer criptomoedas como ativo legal em breve
icon dezembro 26, 2024

Rússia adota Bitcoin para transações internacionais

Escrito por Thiago Barboza
Natal em cripto: como o mercado reage à temporada de festas
icon dezembro 25, 2024

3 principais altcoins para investir no Natal de 2024

Escrito por Thiago Barboza