Ícone do site Criptonizando

Veja as 10 melhores criptomoedas para minerar usando CPU

Por que governo Chinês começou a minerar bitcoin

Embora não seja viável minerar bitcoin em uma rede doméstica hoje em dia devido à necessidade de grande potência de hardware e ao alto custo de energia elétrica, ainda existem várias criptomoedas que permitem utilizar um computador comum para minerar de forma lucrativa.

O BlockSocial separou 10 criptomoedas possíveis de minerar em um computador com GPU (processador da placa de vídeo) comum, confira:

1 – AEON

O Anonymous Electronic Online Coin (AEON) começou como uma hard fork do mais antigo algoritmo de consenso de Monero, o CryptoNote. A moeda se tornou a mais popular devido aos seus recursos inovadores.

Com o AEON é possível minerar de forma doméstica por conta dos seus status otimizados para dispositivos móveis. A blockchain da criptomoeda foi projetada para remover os dados baixados para um dispositivo com base em sua capacidade de armazenamento.

2 – BEAM

O Beam é uma moeda de privacidade lançada em 2019, é a primeira implementação do protocolo MimbleWimble, focada na privacidade, fungibilidade e escalabilidade.

Graças ao algoritmo de mineração Hashii, o Beam foi desenvolvido para ser minerável por GPU.

Para minerar o Beam é necessário fazer o download da carteira oficial do seu desktop e sincronizar a blockchain Beam. Em seguida terá que definir as configurações e criar um endereço de carteira no qual receberá suas recompensas de mineração.

3 – Ethereum (ETH)

A Ethereum lidera a lista dos cinco principais ativos digitais por valor de mercado. A criptomoeda popular é rentável para os mineradores de GPU. Utilizando várias placas gráficas poderosas, é possível com a mineração transformar a moeda em lucro.

Diferente do algoritmo de hash do bitcoin, a criptomoeda Ethereum Etash foi projetada para ser resistente ao ASIC, permitindo que os mineradores de CPU/GPU contribuíssem para proteger sua rede.

4 – Ethereum Classic (ETC)

O Ethereum Classic foi lançado em 2016, depois da bifurcação da Ethereum para recuperar moedas perdidas durante o infame hack do DAO.

A blockchain do ETC possui muitos dos mesmo recursos da ETH, incluindo as funcionalidades de contratos inteligentes.

Como a Ethereum, a Classic pode ser mineradas usando GPUs e o processo de configuração para começar a minerar é o mesmo.

5 – Electroneum (ETN)

O ETN foi introduzido no mercado como uma solução para os jogos e apostas on-lines, a criptomoeda é suportada por uma rede de blocos baseados na blockchain bitcoin.

O ativo digital e sua blockchain subjacente é totalmente acessível por dispositivos móveis utilizando aplicativo e carteira.

6 – Feathercoin (FTC) 

O FTC foi lançado em 2013, com um fork do Litecoin. A criptomoeda emprega o algoritmo de hash NeoScrepy, que era exclusivo da moeda quando foi lançada pela primeira vez.

7 – Grin (GRIN)

O GRIN é outra implementação do protocolo MimbleWimble, como o Beam. A criptomoeda foi lançada no início de 2019. A moeda possui várias referências espalhadas pelo ecossistema, provenientes de Harry Potter.

A criptomoeda tem como foco a privacidade que implementa o algoritmo de mineração Cuckoo Cycle, resistente ao ASIC, para permitir pequenos mineradores domésticos.

8 – Protocolo Haven (XHV) 

A criptomoeda é uma bifurcação da Monero, portanto, herdou muito dos recursos que a Monero oferece.

O protocolo Haven usa o algoritmo CryptoNight Haven, que permite que os mineradores usem GPUs para extrair XHV.

9 – Horizen (ZEN) 

O ZEN é uma moeda digital centrada na privacidade, lançada em 2017, após um hard fork do Zclassic.

O Horizen emprega o algoritmo Equihash, que é resistente a ASIC e adequado para mineração doméstica. Além de ser considerado a melhor criptomoeda em termos de recompensas recebidas. 

10 – Monero (XMR) 

As redes de blockchain que utilizam o protocolo CryptoNight, como o Monero, são as melhores criptomoedas para a mineração doméstica, pois estão entre as moedas digitais mais rentáveis.

Lembre-se de que escolher a moeda certa para minerar é uma decisão crítica e que exige um pouco de pesquisa inicial para garantir que não gaste desnecessariamente dinheiro e energia.

Existem várias calculadoras de rentabilidade de mineração online, como a CryptoCompare e a WhatToMine.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile