Ícone do site Criptonizando

Veja empresas de bitcoin que tinham selo de excelência no Reclame Aqui e enganaram milhares de clientes

Atlas Quantum e NegocieCoins, são as duas empresas de criptomoedas que adquiriram o selo de excelência no Reclame Aqui (RA), porem deram um prejuízo a milhares de pessoas esse ano.

O Reclame Aqui fornece informações sobre reputação de empresas, produtos e serviços, e geralmente é utilizado como método de confiabilidade para as mesmas. A plataforma fornece um selo de excelência chamado RA 1000 para as empresas de alta credibilidade e comprometimento com o consumidor.

De acordo com um vídeo sobre o selo a empresa explica que há 5 critérios para alcança-lo:  número de avaliações igual ou superior a 50; ter 90% ou mais das reclamações respondidas; resolução de 90% dos problemas; nota do consumidor igual ou superior a 7; e com ao menos 70% dos consumidores que voltariam a fazer transações com a empresa.

Segundo o Portal do Bitcoin a empresa realiza outra forma de auditoria antes de fornecer o selo, porém os critérios não são públicos.

NegocieCoins e Atlas Quantum

Ambas as empresas mantiveram o selo até parte de 2019, sendo que a NegocieCoins manteve até abril desse ano.

A NegocieCoins teve nota de 9.5 no final 2018, porem nos últimos meses sua nota vem caindo drasticamente e nos últimos 12 meses caiu para (6,5), e cai para (6,2) se relacionado apenas os últimos 6 meses.

Foram 2.420 reclamações de 01 de janeiro até outubro de 2019 (aumento de 3.407,2% em relação ao ano anterior), e são 3 meses sem responder qualquer reclamação no RA.

A Atlas Quantum tinha alcançado a nota de (9,1), junto com a perda do certificado de excelência sua avaliação caiu para (8,2). De janeiro até outubro obteve 2.138 reclamações (aumento de 603,2% em relação ao ano anterior) e a última resposta no RA foi no dia 7 de outubro.

A empresa que vem passando por uma crise e já perdeu um terço dos seus clientes, ainda tem cerca de 31 mil colaboradores, que estão com os saques em criptomoedas travados. A mesma informou que lamenta o transtorno, e afirmou que vem “fazendo o possível para que todos os pedidos de saque sejam processados o quanto antes”.

Mas no momento Atlas Quantum consta como uma não recomendada no RA.

A NegocieCoins que é alvo de ações, uma delas chegando ao valor de R$ 63 milhões, tem segurado os saques desde maio desse ano, porém ainda mantem cerca de 50 mil clientes e seu selo consta como regular.

Nota do RA

O Reclame Aqui informou para o Portal do Bitcoin que a reputação de cada marca na plataforma “depende de como ela atende seu consumidor e, principalmente, de como o consumidor avalia toda essa tratativa”. Ainda afirmou que descarta qualquer probabilidade de manipulação para conquistar o selo.

“As duas empresas, enquanto estavam com selo RA 1000, resolviam e respondiam a grande maioria das reclamações dos consumidores no Reclame Aqui. A partir do momento em que elas pararam de responder e resolver, as reputações caíram”.

“Nenhuma empresa que atinge tal patamar recebe o selo de forma imediata. Ao obter o selo pela primeira vez, cada empresa passa por uma auditoria técnica antes para que sejam avaliados diversos aspectos no conjunto de reclamações”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile