Ícone do site Criptonizando

Vice-presidente de El Salvador comenta sobre adoção do Bitcoin como moeda

Felix Ulloa

Felix Ulloa. Fonte: Forbes.

Felix Ulloa, vice-presidente de El Salvador, o primeiro país a estabelecer o bitcoin como moeda legal, concedeu uma entrevista à Forbes. Na ocasião, Ulloa comentou sobre a adoção da principal criptomoeda no país.

O vice-presidente afirmou que a adoção da criptomoeda gerou especulações por organismos internacionais, mas que o movimento foi positivo para o país. Conforme relatado, a Lei Bitcoin atraiu novos investidores para El Salvador:

“Houve reações em ambas as direções. Algumas organizações multilaterais inicialmente fizeram objeções. Ainda assim, o entusiasmo que começou na esfera da economia digital, com os bitcoiners, onde El Salvador, tendo se posicionado como o primeiro país a adotar uma criptomoeda como moeda legal, esteve na vanguarda e atraiu muitos investidores que de fato estão instalados em Salvador”, afirmou.

O Google, gigante da tecnologia, recentemente se estabeleceu em El Salvador, que está buscando se tornar um país mais amigável para empresas financeiras e de tecnologia.

“Temos certeza disso com uma parceria com o Google e uma lei recentemente emitida que permitirá o desenvolvimento”, disse Ulloa.

Além disso, o vice-presidente mencionou que a adoção dos criptoativos está impulsionando a adoção do turismo na região, fator que já foi confirmado pelo presidente Nayib Bukele e pelo Ministério do Turismo:

“Sem dúvida, o turismo e a utilização de moedas digitais andam de mãos dadas e são um sinal desse futuro e do renascimento do nosso país”, disse Ulloa.

O turismo cresceu 95% em El Salvador após a adoção do bitcoin, disse Bukele no início de 2023:

“Aumentamos o turismo em 95%, e isso se deve em parte ao bitcoin. Há muitos bitcoiners que querem ir para o país onde o bitcoin é legal, temos conferências de bitcoin.”

Revolução em El Salvador

De fato, El Salvador, um pequeno país de 6 milhões de habitantes, vem ganhando manchetes mundiais por diversos feitos do governo local. O governo de Bukele tornou El Salvador, que era um dos países mais violentos do mundo, em um dos locais mais seguros do planeta.

Além disso, El Salvador tem sido pioneiro em adotar o bitcoin como moeda de curso legal, um movimento sem precedentes na história moderna. O governo local já acumula mais de 2 mil bitcoins e se comprometeu em comprar 1 btc por dia por tempo indeterminado.

Além disso, o governo de El Salvador deve adquirir mais US$ 500 milhões em bitcoin por meio da emissão do Bitcoin Volcano Bond, um título de dívida soberana que também será utilizado para financiar a construção da Bitcoin City.

Sair da versão mobile