Um vídeo que está circulando online mostra o ex-CEO do Google, Eric Schmidt, saudando a tecnologia do Bitcoin como uma “conquista notável”. O vídeo no YouTube é de 2014, quando Schmidt falou no Museu de História do Computador.
Neste vídeo, Schmidt está simplesmente impressionado com a arquitetura sobre a qual o Bitcoin é construído. Na verdade, ele revela que investiu “um pouco” de dinheiro nisso. Contudo, na conversa, o ex-chefe do Google destacou o design subjacente do Bitcoin – e por que ele é importante para a era moderna.
“O Bitcoin é uma conquista criptográfica notável… A capacidade de criar algo que não pode ser replicado no mundo digital tem um valor enorme.”
Durante a conversa no vídeo, Schmidt menciona que o Bitcoin é uma grande conquista, afinal o criptoativo é algo digital que não pode ser duplicado.
Bitcoin é um avanço ‘incrível’, diz ex-CEO do Google
Schmidt é empresário e engenheiro de software. Ele atuou como CEO do Google de 2001 a 2011 e supervisionou uma das fases de crescimento mais significativas da empresa.
O nativo da Virgínia também foi presidente executivo da Alphabet Inc. de 2015 a 2017 e consultor técnico de 2017 a 2020. Esses são apenas alguns dos inúmeros outros cargos importantes que ocupou ao longo dos anos.
Schmidt fez esses comentários em um momento em que o Bitcoin (BTC) estava em seus primeiros passos para seu crescimento. Embora suas opiniões sobre a criptomoeda tenham passado despercebidas na época, ele ajudou a pavimentar seu reconhecimento global.
Na época da fala de Schmidt, o Bitcoin entrou em uma forte correção que derrubou o preço da criptomoeda em 65% após o hack da exchange Mt. Gox. Entretanto, isso não abalou a confiança do ex-Google, que falou sobre a arquitetura fundamental da criptomoeda:
“É um avanço incrível. Muitas pessoas vão construir negócios em cima disso.”
Aliás, oito anos depois de sua fala, o ex-CEO do Google está de olho na web3. Embora não acredite que esteja funcional, o bilionário afirma ser apenas questão de tempo até que funcione.
O executivo apontou que o Bitcoin é incrivelmente útil para diversas outras aplicações da computação.
“A arquitetura do Bitcoin, literalmente a capacidade de ter esses livros de contabilidade que não podem ser replicados, é um avanço incrível. É um avanço incrível. Muitas pessoas vão construir negócios em cima disso.”
Todavia, podemos citar na evolução da tecnologia blockchain que, um bom exemplo da criação foi a criação da stablecoin Tether (USDT). A stablecoin foi por muito tempo um token usado dentro da blockchain do Bitcoin em uma rede de segunda camada.
Mais tarde, aplicações como o USDT se moveram para outras redes blockchain, em especial para o Ethereum.
Schmidt e o mercado de criptomoedas
Schmidt não especificou quais criptomoedas ele possui atualmente, afirmando que está “apenas começando” a investir nelas.
Contudo, desde que deixou o Google, ele dedicou a maior parte de sua atenção a empreendimentos filantrópicos por meio de sua iniciativa Schmidt Futures, no qual financia pesquisas fundamentais em domínios como biologia, energia e inteligência artificial.
Da mesma forma, vale ressaltar que os avanços em criptomoedas do ex-executivo se aceleraram ao longo do tempo. Por exemplo, ele se juntou à equipe Chainlink em 2021 como consultor de estratégia da empresa.
Além disso, ele co-escreveu o livro “The Age of AI”, que examina o futuro da indústria de tecnologia. Já o Google está mais tímido, mas também está entrando neste mercado.
De acordo com o noticiado, a empresa anunciou, em janeiro a criação de uma equipe dedicada a ativos digitais e blockchain.
LEIA MAIS: Meta apresenta recurso NFT para mais de 100 países no Instagram