Ícone do site Criptonizando

Vídeo: Multidão furiosa incendeia casa de homem responsável por pirâmide Bitcoin Wallet

bitcoin wallet ponzi fraude incêndio

Imagem via Ladysmith Gazette

A casa de um homem que operou o que se acredita ser um esquema Ponzi, foi invadida e incendiada por um grupo de pessoas lesadas pela fraude em Ladysmith, na África do Sul, na quarta-feira (10).

Segundo informações do Times Live, o ex-paramédico Sphelele ‘Sgumza’ Mbatha, é a mente por trás do esquema intitulado Bitcoin Wallet, que levou seus investidores a perder milhares de rands (moeda oficial do país).

Bombeiros da cidade de Ladysmith foram acionados na tarde de quarta-feira para conter o incêndio, causado pelas vítimas do esquema.

De acordo com o líder do grupo, que não quis ser identificado, o grupo tomou “a lei em suas próprias mãos porque Mbatha era inacessível”.

Na noite anterior, a multidão furiosa de cerca de 1.500 manifestantes, se juntou em frente à delegacia de polícia de Ladysmith exigindo ver os funcionários da Bitcoin Wallet.

Aparentemente, o grupo havia levado os funcionários para a delegacia, antes da polícia resgatá-los do tumulto, informou o site.

Bitcoin Wallet

Nos últimos meses, centenas de pessoas fizeram filas do lado de fora do escritório da Bitcoin Wallet na esperança de investir no esquema, que prometia retornos de 100% em apenas duas semanas, de acordo com o líder da comunidade.

No entanto, há quase uma semana o esquema fechou, deixando os investidores desamparados.

“Eles acreditaram que ficariam ricos”, afirmou a fonte anônima. “Eles queriam dinheiro fácil e então a realidade caiu sobre eles.”

A mente por trás do esquema, Mbatha, afirmou que o ato seria instrução do município local. No entanto, foi publicada uma declaração do município, negando a afirmação de Mbatha.

O homem havia dito aos investidores que a empresa estava agora on-line, e que para serem pagos, eles precisariam fazer o upload de seus dados.

Contudo, ele foi à rádio comunitária da cidade, Nqubeko FM, na terça-feira (9), afirmando que hackers haviam se infiltrado no site e roubado o dinheiro dos investidores.

Para piorar, as vítimas do esquema não conseguiam entrar em contato com Mbatha. Segundo o líder dos manifestantes, há relatos de que o homem tenha fugido da cidade, “mas ninguém pode confirmar”.

“Toda a cidade está falando sobre o Bitcoin Wallet. É uma situação muito triste porque os pobres podem ter sido enganados”, afirmou.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile