A Visa, gigante global de serviços financeiros, está se aprofundando no mundo das criptomoedas ao lançar um novo braço de consultoria sobre o setor. A companhia espera que a nova iniciativa facilite a adoção em massa do Bitcoin e de outros cripto-ativos, bem como ajude seus clientes a compreender melhor o mercado.
“Vimos uma mudança significativa na mentalidade de nossos clientes no ano passado, de um desejo de explorar e experimentar a criptomoedas, para realmente construir uma estratégia e um roteiro de produto”, disse Carl Rutstein, chefe global da Visa Consulting and Analytics em um comunicado.
De acordo com a empresa, compreender o ecossistema é “um primeiro passo vital” para instituições financeiras ansiosas por atrair ou reter clientes com ofertas de criptomoedas, varejistas que procuram se aprofundar nos Tokens Não Fungíveis (NFTs) ou bancos centrais explorando moedas digitais (CBDCs).
Este serviço será realizado por meio da Crypto Advisory Practice da Visa, como é chamada a nova divisão, disposta a oferecer expertise em áreas relacionadas ao setor, avaliar oportunidades e desenvolver estratégias concretas.
A Visa afirmou ainda que sua consultoria centrada no mercado ajudará a pilotar novos projetos, como programas de recompensas com criptomoedas e carteiras de consumidores integradas com CBDCs.
O gigante dos cartões de crédito também anunciou os resultados de uma nova pesquisa global, que descobriu que cerca de um terço dos mais de 6.000 entrevistados já possuem ou usam criptomoedas – seja como um veículo de investimento ou como meio de troca.
Globalmente, quase 40% dos proprietários de criptomoedas disseram que estariam ansiosos para mudar de seu banco atual para um que ofereça produtos relacionados à criptomoedas nos próximos 12 meses.
“A cripto representa uma mudança tecnológica para movimentação de dinheiro e propriedade digital”, disse Terry Angelos, vice-presidente sênior e chefe global de fintech da Visa.
“À medida que os consumidores mudam sua abordagem de investimento, onde depositam e suas visões sobre o futuro do dinheiro, todas as instituições financeiras precisarão de uma estratégia de criptomoedas.”
Nos últimos anos, a Visa se associou a uma série de empresas do setor, incluindo as principais bolsas, como FTX e Coinbase, para permitir que seus clientes paguem com criptomoedas em mais de 70 milhões de comerciantes em todo o mundo.
Além disso, a gigante global dos pagamentos está explorando ativamente os Tokens Não Fungíveis (NFTs) e as oportunidades que eles abrem.
A empresa de pagamentos comprou um CryptoPunks NFT por 49,5 ETH, ou o equivalente a aproximadamente US$ 165.000 em agosto, seguido pelo lançamento de uma iniciativa educacional focada em NFT em outubro.
Este último foi lançado em parceria com o artista NFT Micah Johnson e tem como objetivo ajudar os artistas digitais a entender melhor do que se trata as criptomoedas e os NFTs.
Leia mais: Mais de 25% dos investidores americanos possuem bitcoin, segundo Grayscale