Visa registra patente de criptomoeda baseada em blockchain

A Visa International Service Association, gigante de cartão de crédito, solicitou uma patente intitulada como “moeda fiduciária digital”, publicada pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) na quinta-feira (14).

O registro é para um sistema de criptomoeda vinculado a moeda fiduciária, como o dólar, euro, real e várias outras moedas físicas, utilizando a tecnologia blockchain, conforme reportou a Forbes.

A patente foi registrada pela Visa em novembro, contudo, se tornou pública apenas nesta semana.

O documento divulgado explica que o ecossistema de pagamentos pode se tornar 100% digital, e que o “dinheiro pode ser removido do mercado de maneira livre e sem atrito”.

A criptomoeda da Visa será centralizada, já que a entidade central vai supervisionar a oferta monetária da moeda.

Segundo o porta-voz da Visa, “todos os anos buscamos patentes para centenas de novas ideias. Embora nem todas as patentes resultem em novos produtos ou recursos, a Visa respeita a propriedade intelectual e estamos trabalhando ativamente para proteger nosso ecossistema, nossa inovações e a marca Visa”.

O consultor sênior da Willkie Farr e Gallagher, e ex-presidente da Comissão de Comércio de Futuros de Commodities dos EUA, J. Christopher Giancarlo, comentou sobre a patente da Visa registrada no USPTO.

“Isso confirma quando os EUA fazem grandes coisas como o programa espacial e a Internet. são parcerias entre os setores público e privado. Esse registro de patente é uma evidência de que o setor privado está trabalhando muito no futuro do dinheiro”, declara Christopher.

Em outubro de 2019, a Visa havia abandonado o projeto Libra do Facebook, junto com a Mastercard, PayPal e eBay.

A companhia comunicou sua saída do projeto torcendo pelo futuro da Libra Association, mas disse que prefere esperar que o projeto esteja melhor estruturado antes de assumirem um papel mais sério dentro da iniciativa.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

MicroStrategy e Saylor acertam acordo de US$40 milhões em caso de fraude fiscal
icon novembro 21, 2024

CEO da MicroStrategy vai apresentar estratégia de Bitcoin para executivos da Microsoft

Escrito por João Victor
Preço do Ethereum dispara para US$ 3.000 e baleia vende 3.300 ETH
icon novembro 20, 2024

Volume do Polymarket cai 60% após eleição nos EUA

Escrito por João Victor
República na Rússia enfrenta crise energética com fazendas de Bitcoin escondidas em cavernas
icon novembro 21, 2024

Rússia proíbe mineração durante o inverno em algumas regiões

Escrito por João Victor