A Visa, gigante global de pagamentos, anunciou a construção de uma plataforma para tokenização de ativos voltada para o mercado bancário. Dessa forma, os bancos parceiros poderão emitir títulos tokenizados lastreados em moedas fiduciárias.
A instituições declarou em comunicado:
“A Visa tem uma rede global de mais de 15.000 instituições financeiras e ajuda a facilitar transações perfeitas de moedas fiduciárias em mais de 200 países e territórios. Agora, a Visa está aplicando sua expertise em novas tecnologias, como contratos inteligentes, para permitir que os bancos emitam e transfiram tokens lastreados em fiduciárias por meio de redes blockchain”.
“A Visa está na vanguarda dos pagamentos digitais há quase sessenta anos e, com a introdução do VTAP, estamos mais uma vez definindo o ritmo para a indústria. Estamos animados para alavancar nossa experiência com tokenização para ajudar os bancos a integrar tecnologias de blockchain em suas operações”.
Tokenização de ativos
A tokenização de ativos consiste no registro de ativos financeiros bens em redes blockchain. Esta tecnologia traz uma série de vantagens para os mercados, como maior transparência, segurança e liquidez.
Atualmente, diversas gigantes financeiras estão investindo na tokenização, como é o caso da BlackRock. A gigante financeira conta com um fundo tokenizado que oferece exposição a títulos do governo dos Estados Unidos.
Lary Fink, CEO da BlackRock, afirmou que a tokenização é o “próximo grande passo dos mercados financeiros”.
Somente o mercado de stablecoins, subnicho da tokenização de ativos, conta com US$ 160 bilhões em capitalização.