Ícone do site Criptonizando

Vitalik Buterin afirma estar preocupado com o futuro do Bitcoin

vitalik-buterin

Vitalik Buterin, criador do Ethereum, falou sobre vários tópicos em entrevista para Noah Smith, nesta sexta-feira (2). Entre os assuntos discutidos estão a curva de adoção das criptomoedas, Bitcoin (BTC) e segurança da rede e, lógico, The Merge.

O criador do Ethereum é um dos mais importantes nomes do mercado de criptomoedas, e suas reflexões sempre geram repercussão. No entanto, recentemente, ele falou sobre suas preocupações com o futuro do Bitcoin, enquanto também falava sobre o futuro do Ethereum.

Na entrevista com Noah Smith, para seu site noahpinion, Vitalik disse que está preocupado com o futuro do Bitcoin, mais especificamente em relação ao modelo de taxas da criptomoeda.

Ademais, também fez críticas ao consenso de Proof-of-Work, que, segundo ele, podem deixar o Bitcoin vulnerável a ataques a longo prazo.

Criador do Ethereum tem medo do futuro do bitcoin

Entre as perguntas realizadas a Vitalik, a questão da segurança e eficiência da rede o deixam preocupado. Por exemplo, o valor necessário para manter os nós interessados em manter a rede segura é um ponto crucial para ele.

Entretanto, ele vê que o retorno para os mineradores do bitcoin, após o término da mineração pode ser insuficiente, o que deixaria a rede vulnerável.

“O Bitcoin não está conseguindo obter o nível de receita de taxas necessário para garantir o que poderia ser um sistema de vários trilhões de dólares.”

Buterin argumenta que, como o protocolo tem um limite de fornecimento de 21 milhões de moedas. E afirma que, eventualmente, a rede dependerá apenas das taxas de transação para manter a segurança.

Entretanto, durante a sua entrevista o criador do Ethereum disse que está “preocupado com o Bitcoin por dois motivos”. A ideia de Buterin é que no futuro as taxas que o Bitcoin paga aos mineradores podem não ser mais o suficiente.

Ao passo que fará com que os mineradores percam interesse em minerar a moeda. Portanto, o hashrate ideal para que a segurança seja afetada não deve ser atingido.

“Basicamente, participar como um minerador de prova de trabalho tem custos contínuos médios e custos de entrada médios.”

Outra preocupação de Vitalik está no Proof-of-Work

Complementando, Vitalik falou sobre o Proof-of-Work, o algoritmo de consenso do bitcoin. No entanto, seu foco é sobre esse algoritmo oferecer menos segurança por dólar gasto em relação ao Proof-of-stake.

“A prova de trabalho oferece muito menos segurança por dólar gasto em taxas de transação do que a prova de participação, e a migração do bitcoin para longe da prova de trabalho parece ser politicamente inviável.”

Enquanto Buterin afirma que seria problemático ter uma rede de US$ 5 trilhões que custa apenas US$ 5 bilhões para realizar um ataque, ele também aponta que a saída do Bitcoin do Proof-of-Work seria inviável.

Portanto, essa escolha mantém a rede “presa” nesse tipo de algoritmo de consenso. Vitalik reforça sua opinião com exemplos sobre a fragilidade do PoW e fala sobre os “puristas” da prova de consenso.

“Os proponentes do PoW não estão confortáveis ​​com o período de subjetividade fraca; eles preferem uma abordagem purista que você não precisa de nada além das regras do protocolo.”

Proximidade do Merge evidencia postura de Vitalik Buterin

O Ethereum vai justamente sair de uma rede Proof-of-Work para Proof-of-Stake. Portanto, é mais que interessante para o criador do Ethereum falar sobre as muitas “falhas” do bitcoin.

Por conta disso, é importante analisar o discurso de maneira isolada do mercado. Aliás, em julho Buterin falou no EthCC que se o consenso Proof-of-Work é primordial, que os adeptos a esse protocolo poderiam adquirir Ethereum Classic.

LEIA MAIS: Bug na Coinbase gera prejuízo às operações da exchange na Geórgia

Sair da versão mobile