Ícone do site Criptonizando

Vitalik Buterin aponta três transições vitais para o sucesso do Ethereum (ETH)

Vitalik Buterin aponta três transições vitais para o sucesso do Ethereum (ETH)

O Ethereum (ETH) voltou a ser negociado abaixo da marca de US$1.800 devido à pressão da SEC sobre o mercado de criptomoedas e as principais empresas do setor, Binance e Coinbase. A agência federal entrou com um processo contra as exchanges alegando que elas estão negociando títulos não registrados, o que causou uma grande pressão não apenas sobre o ETH, mas também sobre as demais criptos.

No entanto, não é apenas no preço que os investidores da principal altcoin do mercado devem se atentar.

De acordo com Vitalik Buterin, um dos criadores do Ethereum, a criptomoeda está se preparando para enfrentar três transições cruciais que definirão seu futuro: soluções de dimensionamento da Layer 2, da implementação de carteiras de contratos inteligentes e do aumento da privacidade nas transferências de fundos.

Em uma postagem recente em seu blog, o programador destacou a importância de alcançar a escalabilidade, a segurança das carteiras e a privacidade para garantir que o ETH continue a evoluir como uma pilha de tecnologia madura e ofereça uma experiência aberta e global para seus usuários.

Buterin enfatizou que a plataforma de contratos inteligentes precisa passar por uma transição de dimensionamento L2, movendo-se para rollups. Em suma, os rollups agrupam várias transferências em uma única transacção agregada. Como resultado, conseguem reduzir a carga na blockchain, pois não processam cada transação individualmente.

Nesse sentido, essa transição é crucial para garantir que o Ethereum possa lidar com uma demanda maior e evitar altos custos de transação que poderiam levar os usuários a optarem por soluções centralizadas. Afinal, ninguém quer ficar pagando US$3 em taxas, mesmo em um mercado em baixa.

Segurança e Privacidade

Uma segunda transição vital mencionada por Buterin é a migração para carteiras de contratos inteligentes. Conforme observado pelo criador do Ethereum, esse passo poderá ajudar a evitar roubos e perdas de ativos digitais. Sem a segurança adequada das carteiras, os usuários podem ficar vulneráveis a ataques e fraudes, o que poderia levar a uma perda de confiança no Ethereum.

Outro ponto relevante para as carteiras de criptomoedas apontado por Buterin é a interoperabilidade entre carteiras e redes. Isso ocorre porque a integração perfeita entre elas possibilita uma experiência mais suave ao utilizar criptomoedas em transações do dia a dia, como compras de mantimentos.

Além disso, Buterin destacou a necessidade de garantir a privacidade nas transferências de fundos e em outros aspectos relacionados ao Ethereum. Ele afirmou que as transferências de fundos que preservam a privacidade devem estar disponíveis para os usuários, ao mesmo tempo em que são desenvolvidos dispositivos adicionais, como recuperação social, identidade e reputação, que também respeitem a privacidade.

Sair da versão mobile