Ícone do site Criptonizando

Criador do Ethereum comenta sobre Argentina, stablecoins e Bitcoin Cash

Vitalik Buterin

Vitalik Buterin, o cofundador da Ethereum, a segunda maior criptomoeda em valor de mercado, comentou sobre uma série de assuntos durante o ano novo. Vitalik abordou o aumento da adoção das criptomoedas na Argentina, as stablecoins e o fracasso do Bitcoin Cash.

Buterin começou lembrando de um artigo que falava sobre como o bitcoin poderia ajudar argentinos e iranianos em 2019. A visão de Buterin sobre o assunto foi “geralmente correta”, de acordo com seu ponto de vista. 

O desenvolvedor afirmou:

“Meu veredicto: geralmente correto. A adoção de criptomoeda é alta, mas a adoção de stablecoins também é muito alta; muitas empresas operam em USDT. Embora, é claro, se o próprio USD começar a mostrar mais problemas, isso pode mudar.”

O setor de stablecoins cresceu significativamente este ano, com o Tether alcançando uma capitalização de mercado de US$ 78 bilhões. 

Escalonamento e Bitcoin Cash

Vitalik reconheceu que estava errado quando considerou o problema de escalabilidade do Ethereum em 2015. Ele compartilhou uma captura de tela de um roteiro de apresentação de slides do Ethereum em que o tempo estimado para implementar o consenso de prova de aposta (PoS) era de 6 a 12 meses. No entanto, foi apenas no ano passado que a cadeia de beacon da Ethereum 2.0, que implementará a mudança, foi lançada.

Ele atribui isso a uma subestimação da complexidade do desenvolvimento de software e afirma que agora a equipe da Ethereum está focada na simplicidade, no design dessas soluções e no produto final.

“Eu mantenho 100% meu comentário de que “a internet do dinheiro não deve custar mais do que 5 centavos por transação”. Essa era a meta em 2017, e ainda é a meta agora. É exatamente por isso que estamos gastando tanto tempo trabalhando na escalabilidade.”

Ele também comentou sobre o estado atual do Bitcoin Cash (BCH) e, embora estivesse mais inclinado a apoiar o fork do BTC com um bloco maior, agora ele o considera “principalmente um fracasso”.

“As comunidades formadas em torno de uma rebelião, mesmo que tenham uma boa causa, muitas vezes passam por momentos difíceis, porque valorizam a bravura em vez da competência e se unem em torno da resistência e não de um caminho coerente a seguir.”

Leia mais: Aprenda a criar um endereço de Bitcoin offline jogando cara ou coroa

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile