Ícone do site Criptonizando

Vitalik Buterin comenta sobre risco quântico em redes blockchain

vitalik-buterin

Em uma publicação recente na Ethereum Research datada de 9 de março, Vitalik Buterin analisou uma situação hipotética de uma “emergência quântica” potencialmente surgindo em redes blockchain.

Especulando sobre as implicações de tal evento, Buterin descreveu a prontidão do Ethereum para enfrentar este desafio:

Buterin afirmou: 

“Suponha que seja anunciado amanhã que computadores quânticos estão disponíveis e que os malfeitores já tenham acesso a eles e sejam capazes de usá-los para roubar os fundos dos usuários”.

Buterin argumentou que o Ethereum já está “bem posicionado” para oferecer uma defesa forte contra um potencial ataque à computação quântica. Ele propôs uma solução simples envolvendo um hard fork do blockchain e introduzindo novos tipos de transação.

“O blockchain teria que fazer um hard fork e os usuários teriam que baixar um novo software de carteira, mas poucos usuários perderiam seus fundos”, explicou Buterin.

Segundo o programador, o principal desafio dos computadores quânticos está no impacto em sistemas criptográficos como os endereços. Os endereços do Ethereum são derivados de chaves privadas usando curvas elípticas. 

Os computadores quânticos podem reverter esse processo, tornando vulnerável a criptografia de curva elíptica. No entanto, as funções hash do Ethereum permanecem seguras mesmo em tal situação.

Buterin elaborou que os desenvolvedores do Ethereum planejam introduzir um novo tipo de transação como parte do protocolo RIP-7560, permitindo transações de carteiras de contratos inteligentes. 

O tipo de transação proposto, parte integrante do EIP resistente a quantum, usaria assinaturas Winternitz e STARKs para fazer a transição das carteiras existentes para novos códigos de validação. 

Buterin também garantiu aos usuários que aqueles que nunca aprovaram uma transação de uma carteira Ethereum já estão protegidos contra possíveis explorações quânticas, já que apenas o endereço da carteira está disponível publicamente. Além disso, ele enfatizou que a infraestrutura necessária para implementar tal hard fork poderia começar a ser desenvolvida imediatamente.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile