Ícone do site Criptonizando

Vitalik Buterin: duas criptomoedas devem migrar para o Proof of Stake

Sem dúvidas, uma das maiores atualizações no mercado de criptomoedas foi a ocorrida em 15 de setembro de 2022. O esperado The Merge possibilitou que o Ethereum (ETH) mudasse seu modelo de consenso.

Como resultado, a altcoin deixou de operar definitivamente com o Proof of Work (PoW) para ter em seu consenso o Proof of Stake (PoS). Essa mudança impactou positivamente no gasto energético da principal altcoin do mercado. 

De acordo com a Ethereum Foundation, a transição para o PoS resultou em um declínio de 99,9% no consumo de energia. Ou seja, o novo modelo reduz drasticamente a pegada de carbono do blockchain.

Entendendo o Proof of Stake

Enquanto o Proof of Work necessita de energia computacional para validar seu consenso, o Proof of Stake age de forma diferente. Nesse mecanismo de consenso, não há necessidade de mineradores e máquinas especializadas. 

Para que as transações sejam feitas você oferece sua própria criptomoeda. Sendo assim, precisa deixar uma quantidade mínima de moedas guardadas em sua carteira, o montante vai depender do criptoativo que você escolher.

Além do menor gasto de energia nesse modelo de consenso, há também uma diferença em como os validadores são recompensados. 

No PoW, os mineradores ganham por emprestarem poder computacional para a rede. Já no PoS, os validadores ganham de acordo com as moedas que deixam guardadas na carteira. 

Sendo assim, quanto mais moedas, maiores serão as chances de validação e, consequentemente, as recompensas.

Mas Vitalik Buterin não acredita que o Ethereum será o único a fazer essa migração

Segundo o cofundador do ETH, dois outros blockchains podem migrar para o proof of stake. Zcash (ZEC) e Dogecoin (DOGE) são os ativos na mira de Buterin. Afinal, o desenvolvedor vê o Proof of Stake se tornando um modelo de consenso maduro. 

“Espero que o Zcash mude e espero que o Dogecoin mude para o PoS em breve”, disse Buterin na sexta-feira (23).

O Zcash é uma criptomoeda rápida e confidencial com taxas baixas. Suas transações podem ser anônimas ou públicas. A decisão está na mão do usuário. A criptomoeda se destaca por suas baixas taxas de transações e por possuir um supply máximo.

Já o Dogecoin nasceu puramente na inspiração de um meme, o popular “doge” da Internet. Sem muitas qualidades, a cripto, fork do Litecoin (LTC), é o principal meme do blockchain e apresenta baixas taxas e transações rápidas.  

Essa mudança é viável?

Conforme observado por Buterin,  as equipes por trás do ZEC e do DOGE já manifestaram interesse no PoS. 

Em 2021, por exemplo, a Electric Coin Company, empresa de desenvolvimento por trás do Zcash, escreveu uma postagem no blog detalhando sua abordagem e os próximos passos para implementar o modelo de consenso. 

Contudo, uma mudança assim não é algo fácil de ser realizada. Isso porque a mesma pode afetar negativamente a rede, caso algo ocorra errado. 

Assim como o DOGE, o ZEC está no top 10 das criptomoedas que utilizam o Proof of Work. Além de ser mais uma forma de os mineradores protestarem, uma mudança não pensada e testada pode fazer com que criptomoedas importantes venham a morrer. 

LEIA MAIS: Trader: essa criptomoeda é a oportunidade de uma vida

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile