Vitalik Buterin incentivou a implantação de máquinas virtuais de conhecimento zero (zk-EVMs) na rede principal Ethereum.
Em uma postagem no blog, Buterin afirmou que os zk-EVMs acelerariam o processo de verificação do Ethereum sem afetar a descentralização e a segurança da rede.
De acordo com o programador russo-canadense, o Ethereum mantém sua segurança e descentralização por meio de sua filosofia multicliente, que permite aos usuários executar nós por meio de uma especificação gerenciada de forma colaborativa, com várias equipes fazendo implementações.
O criador do Ethereum acredita que todo o processo de validação pode ser modificado usando zk-EVMs, o que melhorará a escalabilidade da rede.
Um zk-EVM é um novo tipo de máquina virtual Ethereum que aprimora a escalabilidade da rede gerando provas de conhecimento zero enquanto oferece suporte a contratos inteligentes e compatibilidade de aplicativos.
A Polygon já implantou seus zk-EVMs para melhorar a velocidade das transações. O zk-EVM da Polygon agrega várias transações em uma única prova, permitindo que a rede as execute sem problemas.
Buterin acredita que os zk-EVMs não devem ser usados apenas para protocolos de camada 2, pois é possível implantá-los na camada base do Ethereum (L1).
“Quando isso acontecer, os ZK-EVMs de fato se tornarão um terceiro tipo de cliente Ethereum, tão importante para a segurança da rede quanto os clientes de execução e os clientes de consenso são hoje”, disse ele.