Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, publicou recentemente em seu blog. Vitalik destacou a necessidade dos desenvolvedores trabalharem de forma alinhada, para evitar que a rede seja dividida em “feudos incompatíveis”.
“Todos [os desenvolvedores estão] construindo em direção às suas próprias visões do que o Ethereum pode ser”, destacou Vitalik.
“O principal desafio é garantir que todos esses projetos estejam, coletivamente, construindo algo que pareça um ecossistema Ethereum, e não 138 feudos incompatíveis.”
O Ethereum é a maior blockchain do mercado para execução de contratos inteligentes e aplicações descentralizadas. Atualmente, dezenas de bilhões em ativos financeiros estão registrados no protocolo.
Alinhamento no Ethereum
Vitalik destacou que, apesar de ser um termo vago, é necessário um alinhamento dos desenvolvedores para criar uma rede que beneficie todo o ecossistema. Alguns pontos destacados pelo desenvolvedor incluem:
- Código aberto: Conforme destacado por Buterin, é fundamental que haja códigos abertos e auditáveis para promover o avanço do ecossistema de forma transparente.
- Padrões abertos: A construção e melhorias de padrões abertos no Ethereum é fundamental para o alinhamento da rede. Alguns padrões abertos da rede são o ERC-20 e o ERC-1271.
- Descentralização e segurança: Estes são dois quesitos importantes para o futuro do mercado, dada a centralização de alguns projetos. Buterin sugeriu testes para determinar a descentralização.
- Soma positiva: Por fim, Buterin destacou que os projetos devem beneficiar o ecossistema de forma geral, potencialmente adicionando o Ether como token nativo.
Em relação à projetos futuros, Buterin sugeriu que os desenvolvedores se façam a seguinte pergunta:
“O Ethereum está aqui para tornar o mundo um lugar mais livre e aberto, permitir novas formas de propriedade e colaboração e contribuir positivamente para desafios importantes que a humanidade enfrenta. Seu projeto faz isso?”
Leia mais: Vitalik Buterin revela seu salário na Ethereum Foundation