Vladimir Putin assina lei que proíbe pagamentos com criptomoedas na Rússia

putin-rússia-criptomoedas

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um projeto de lei que torna ilegais os pagamentos com criptomoedas em toda a Rússia. 

A atitude do presidente deve ser golpear a classe de ativos em US$ 940 bilhões na 11ª maior economia do mundo.

Putin proíbe pagamentos de criptomoedas 

Uma lei que torna ilegal que as pessoas paguem por bens e serviços com criptomoedas foi sancionada na última sexta-feira (15) pelo presidente Vladimir Putin.

Sob a lei recém-aprovada pelo presidente, que também já foi aprovada pela Assembleia Russa em 8 de julho, criptomoedas e títulos digitais não são mais aceitos como “substitutos monetários”. Assim, não podem ser utilizados como meio de pagamento. 

A lei também proíbe outras unidades monetárias, deixando o rublo como a única moeda aceita em toda a Rússia.

Operadores de câmbio e negócios relacionados a criptomoedas serão responsabilizados por quaisquer violações da lei. 

Esses operadores serão obrigados a apresentar transações e outras ações ao registro do banco central russo como parte do sistema nacional de pagamentos e proibir o fornecimento de alavancagem e produtos de rendimento a seus clientes.

A lei determina ainda que o governo pode confiscar ativos financeiros sem o envolvimento ou autorização das exchanges de criptomoedas. 

Além disso, títulos que respaldam ativos digitais e criptográficos podem ser revogados legalmente sem informar os detentores.

A relação de amor e ódio da Rússia com criptomoedas

Unidades governamentais e legisladores há muito lutam para chegar a um consenso sobre a aceitação e o uso de criptomoedas na Federação Russa. Em outras palavras, o país teve uma relação complicada com o bitcoin.

A Rússia inicialmente lançou uma proibição de pagamentos de criptomoedas em 2020. Na ocasião, o Banco da Rússia também pediu uma proibição geral do uso e mineração de criptomoedas. 

Em maio, no entanto, o banco central confirmou que não se oporia ao uso de criptomoedas para transações internacionais, mantendo ainda que representam grandes riscos para os cidadãos russos e a infraestrutura econômica do país.

Por outro lado, o ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov, afirmou que os pagamentos de criptomoedas seriam legalizados “mais cedo ou mais tarde em um formato ou outro”.

A Rússia também está sob os holofotes desde o início da guerra com a Ucrânia por seu suposto uso de criptomoedas para atenuar a força das sanções financeiras internacionais impostas contra ela.

LEIA MAIS: Clientes da Celsius podem não receber seu dinheiro de volta, alerta economista

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitwise Lança ETP de Staking de Solana na Europa Enquanto Aprovação nos EUA Permanece Pendente
icon dezembro 18, 2024

Bitwise lança ETP de staking de Solana na Europa

Escrito por Ebo Victor
Os golpistas de phishing se passam pelo suporte da Ledger com e-mails falsos sobre vazamento de dados
icon dezembro 18, 2024

Golpistas de phishing se passam pelo suporte da Ledger; entenda

Escrito por Ebo Victor
Fartcoin alcança capitalização bilionária: o que vem a seguir?
icon dezembro 19, 2024

Fartcoin alcança capitalização bilionária: o que vem a seguir?

Escrito por Thiago Barboza