Ícone do site Criptonizando

Volatilidade das criptomoedas diminuirá para a do ouro, afirma Vitalik Buterin

vitalik buterin

O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, foi recentemente entrevistado sobre o estado dos mercados de criptomoedas e o futuro da tecnologia blockchain. 

Ele previu que a volatilidade do mercado de criptomoedas diminuirá para a do ouro e das ações no médio prazo – embora ele não saiba a que preço isso deve acontecer.

Em entrevista ao blogueiro Noah Smith, Vitalik disse estar surpreso que o atual mercado de ursos dos criptoativos não tenha entrado em vigor mais cedo do que entrou. 

Embora os preços estivessem altos, ele tinha certeza de que acabariam caindo – ele só não sabia exatamente quando.

“Parece que as pessoas estão lendo muito sobre o que é, em última análise, a dinâmica cíclica que as criptomoedas sempre tiveram e provavelmente continuarão a ter por muito tempo”, disse ele.

A criptomoeda historicamente experimentou ciclos de mercado de quatro anos, em linha com o halving de aproximadamente quatro anos da taxa de emissão de oferta do Bitcoin. 

Embora o preço mínimo do bitcoin tenha subido de forma constante em cada ciclo, o mesmo acontece com o retorno percentual do ativo em cada boom.

Como tal, Smith perguntou a Vitalik se isso significa que o Bitcoin está seguindo uma curva de adoção, onde o mercado eventualmente satura e imita a estabilidade de preços do ouro. O desenvolvedor concordou.

“Definitivamente, acho que, no médio prazo, as criptomoedas se estabilizarão e serão tão voláteis quanto o ouro ou o mercado de ações”, previu. 

Embora ele não saiba onde a criptomoeda vai saturar, Vitalik disse que a classe de ativos está respondendo mais de suas “questões existenciais” ao longo do tempo. 

Em outras palavras, enquanto seus casos de uso estabelecidos e papel no mercado se solidificam, o mesmo acontece com a certeza de quais são os limites potenciais da criptomoeda. 

Como exemplo, Vitalik sugeriu que a criptomoeda poderia substituir o ouro como reserva de valor e se tornar um “Linux das Finanças” até 2020, mas talvez não se torne mainstream. 

Esse cenário reduz as chances de que a criptomoeda “desapareça ou domine o mundo completamente em 2042”.

Em abril, Vitalik disse que não espera que as criptomoedas substituam as moedas tradicionais. 

Mudança para o Ethereum

O Ethereum está programado para a atualização “The Merge” em setembro de 2022 – sua transição permanente para um mecanismo de consenso de prova de participação. 

A Ethereum Foundation diz que a atualização tornará o Ethereum mais eficiente, seguro e escalável.

De acordo com VItalik, a prova de trabalho é ruim para o meio ambiente e menos segura do que a prova de participação, opinião que é controversa dentro do mercado. 

Devido à energia necessária para defender a rede, os mineradores devem ser constantemente recompensados ​​com novas moedas para financiar a segurança do protocolo. 

No caso do Bitcoin, os mineradores são quase inteiramente recompensados ​​por seus gastos de energia com o bitcoin recém-emitido. 

À medida que o subsídio em bloco do bitcoin diminui ao longo do tempo, os mineradores se tornarão mais dependentes das taxas de transação para subsidiar a segurança.

“Se o Bitcoin realmente for atacado, espero que a vontade política de mudar para pelo menos uma prova de participação híbrida apareça rapidamente, mas espero que seja uma transição dolorosa”, concluiu Vitalik. 

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Estados Unidos bane Tornado Cash, mixer do Ethereum

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile