Ícone do site Criptonizando

WEB3 é assunto no maior evento de finanças tradicionais do Rio de Janeiro

A XP Investimentos promoveu, nos dias 02 e 03 de fevereiro, o Smart Summit, evento de destaque no mercado financeiro, que aconteceu no Rio de Janeiro. Pela primeira vez na história, o evento contou com um palco exclusivo para o universo web3, o Web3 Experience. Com capacidade para 100 pessoas, o espaço trouxe palestras importantes sobre criptoativos e tecnologias descentralizadas como, formas de investimentos, tendências do mercado cripto em 2023 e a utilização de NFTs para fidelizar clientes.

Ao longo do evento, o tema web3 esteve presente em todas as palestras. Na sala de startups, por exemplo, foi abordado o uso de NFTs. Já na sala de mercado, as empresas web3 foram apresentadas como uma opção de investimento para ventures capital. No palco principal, Cintia Ferreira, da EVE, destacou o empreendedorismo feminino e como a primeira DAO só de mulheres se tornou a maior da América Latina.

O Painel “O Que Esperar do Mercado Cripto em 2023” abriu o palco Web3 Experience mediado pela jornalista Aline Fernandes e contou com a participação de Márcio Costa, Fundador do Rio Cripto Day, Vinicius Córdova, bizdev da Fox Bit, Paulo Braga, CEO da Omega Digital Assets e Yuri Alter, analista cripto na Hashdex.

Em um momento totalmente voltado às leis que permeiam o universo dos criptoativos, discutiram sobre os “Impactos da Regulamentação do Mercado Cripto”, Karen Duque, head de Política Pública da Bitso, que destacou a importância da legalidade para o avanço e a usabilidade das criptomoedas e Rodrigo Vieira, Partner da FC²MLaw, que falou sobre a importância da segregação patrimonial para a segurança dos clientes. No painel também se discutiu a regulação e tributação de criptomoedas com a participação da Procuradora do Estado Dayana Undre que apontou: “Terrenos no metaverso, por exemplo, no futuro, algo que poderá ser tributado, uma vez que a gente identifique potencial de riqueza há possibilidade de Tributação”

Nathaly Diniz, advogada que mediou o painel, destacou a pluralidade dos palestrantes que deixou o debate muito rico. Além disso, Chicão Bulhões, secretário econômico e de inovação do Rio de Janeiro, participou de um painel sobre “Cripto Rio” e falou sobre o que podemos esperar da cidade na web3 para 2023.

“Nossa vontade é de transformar o Rio na capital da inovação e da tecnologia. A prefeitura do Rio já tornou possível o pagamento de impostos em cripto, isso já está acontecendo. Se você é uma empresa que converte cripto em reais, faça a sua inscrição na prefeitura. A gente tem o Programadores Cariocas, o Maravara, o WebSummit, grandes eventos, todos focados em abordar esse tema. Então, vem pro Rio. Abra sua empresa aqui, que o Rio tá de portas abertas.” foi o convite feito por Chicão Bulhões.

Também foi abordado “A importância da educação no mercado de ativos digitais”. Com participação de Carol Santos, CEO da ONG Educar+, Arapuan Mota, reitor da Unisuam, Byron Mendes, CEO da Metaverse Agency e Diego Braga, Coordenador da Unissuam na mediação.

“Esse ano as crianças do Educar+ vão aprender a usar impressoras 3D e terão aula de stopmotion, isso porque o Educar+ tem um compromisso com a comunidade do Complexo do Chapadão, onde tudo o que é de novo, eles tem que conhecer, eles não devem ser os últimos, então tudo o que eu vejo como uma janela de oportunidade, eu levo pro meu território.” disse Carol Santos.

Em resumo, o Smart Summit e o palco Web3 Experience produzido pelo Blockchain Rio, mostraram o quanto o universo das criptomoedas está crescendo e evoluindo e, principalmente, como podemos fazer as pessoas de fora verem o mercado de criptomoedas muito além da especulação.

Para conferir a lista completa incluindo os eventos internacionais e ficar de olho em tudo o que acontece nos eventos acesse www.agendacrypto.com.br

Sair da versão mobile