WhatsApp escolhe Brasil para estrear pagamentos dentro do app e Nubank não perde tempo

O Brasil foi o país escolhido pelo WhatsApp para estrear o novo recurso de pagamento e transferência de dinheiro dentro do aplicativo, segundo anúncio nesta segunda-feira (15).

Com a novidade que começa a ser liberada gradualmente hoje por meio de atualização, os usuários de Android e iOS poderão realizar as operações gratuitamente.

Inicialmente, será possível usar cartões de débito ou crédito das bandeiras Visa e Mastercard, por meio de uma parceria do Facebook com a processadora de pagamentos Cielo.

A Nubank não perdeu tempo e fechou parceria para ser a primeira instituição 100% digital do país a liberar a função de pagamentos no aplicativo de Mark Zuckerbeg. Os clientes  só precisam ter a função de débito ativada.

Além da fintech considerada pela Forbes como a melhor instituição bancária do país, clientes do Banco do Brasil e da Sicredi também poderão usar a ferramenta. Segundo a empresa, o modelo é aberto e novos parceiros podem surgir no futuro.

Hoje também estréia o Facebook Pay, carteira virtual do Facebook e do Messenger que ativa os pagamentos no WhatsApp e os protege por várias camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria em dispositivos que possuem o recurso.

Como funciona

whatsapp-ganha-funcao-de-enviar-dinheiro-e-fazer-pagamentos-por-meio-do-app-noticias-bitcoin-economia

Há um limite de R$5 mil por mês em transações e cada usuário pode enviar, no máximo, R$1 mil por transação — são possíveis, no máximo, 20 transações em um só dia.

A função será gratuita para pessoas físicas.

No caso das contas comerciais usando WhatsApp Business, será necessário ter uma conta Cielo para solicitar e receber pagamentos ilimitados de crédito e débito, oferecer reembolsos e ter suporte técnico 24 horas por dia. Neste caso, cada transação terá uma taxa fixa de 3,99%.

Estão autorizadas somente transações dentro do Brasil e em Reais e, como foi dito acima, por enquanto, apenas clientes do Banco do Brasil, Nubank e da Sicredi conseguem enviar ou receber pagamentos.

Novidade deve fortalecer pequenas empresas

“Estamos muito animados por disponibilizar os pagamentos no WhatsApp aos nossos usuários em todo o Brasil. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro não poderia ser mais importante em um momento como esse”, disse Matt Idema, diretor de Operações do WhatsApp.

Segundo Idema, as pequenas empresas são “fundamentais” para o país e a capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptar à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira.

A nova função estará disponível para todos os usuários do WhatsApp nas próximas semanas.

O diretor de operações disse ainda que, em breve, aplicativos como Instagram e Facebook também poderão ser usados para realizar pagamentos.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

BlackRock Recomenda Alocação de Até 2% em Bitcoin para Portfólios Balanceados
icon dezembro 30, 2024

Preço do Bitcoin cai com alto fluxo de saídas dos ETFs

Escrito por Thiago Barboza
criptomoedas em destaque
icon dezembro 27, 2024

As criptomoedas de destaque de 2024: Um ano de recuperação no mercado

Escrito por Ebo Victor
binance
icon janeiro 2, 2025

Binance anuncia Megadrop de 588 milhões de tokens; entenda

Escrito por Thiago Barboza