Ícone do site Criptonizando

Worldcoin, do CEO da OpenAI, lança token WLD

Worldcoin orb

Worldcoin orb

A Worldcoin, um dos projetos mais controversos no espaço de ativos digitais, anunciou o lançamento de seu token WLD. A empresa planeja distribuir WLD para milhões de pessoas em todo o mundo.

Além de vários atrasos, a Worldcoin enfrentou sérias preocupações em relação a possíveis riscos à privacidade, uma vez que envolve um dispositivo de verificação biométrica para receber um World ID. 

Apesar disso, a equipe por trás do projeto acredita que poderia aumentar drasticamente as oportunidades econômicas e dimensionar uma solução confiável para distinguir humanos de IA online, preservando a privacidade se for bem-sucedida.

O projeto, liderado pelo desenvolvedor do ChatGPT, CEO da OpenAI, Sam Altman, registra usuários em todo o mundo com a ajuda de seu dispositivo de imagem física chamado ‘Orb’. O projeto visa dar a todos no planeta alguns tokens WLD após o registro, enquanto suas contas são anonimizadas.

Mas o lançamento ocorre em um momento em que os reguladores dos Estados Unidos intensificaram a repressão aos emissores de tokens no país. Enquanto a Worldcoin está ampliando as operações para 35 cidades em 20 países, os tokens WLD não estarão disponíveis nos EUA.

A carta dos cofundadores Alex Blania e Sam Altman anunciando o lançamento afirma:

“A Worldcoin é uma tentativa de alinhamento em escala global, a jornada será desafiadora e o resultado é incerto. Mas encontrar novas maneiras de compartilhar amplamente a futura prosperidade tecnológica é um desafio crítico de nosso tempo. Esperamos que você se junte a nós.”

A Worldcoin levantou US$ 115 milhões em uma rodada de financiamento da Série C liderada pela Blockchain Capital em maio deste ano. A rodada de financiamento também contou com a participação de a16z, Bain Capital e Distributed Global.

O objetivo final do Worldcoin é eventualmente mostrar um caminho potencial para o UBI financiado por IA, também conhecido como “renda básica universal”, que é um programa de benefícios sociais administrado pelo governo.

No entanto, Altman acredita que o UBI alimentado por IA tem o potencial de lidar com a desigualdade de renda enquanto combate à fraude.

Vários membros da comunidade criticaram o processo único de escanear os globos oculares para entrar na rede, outros compararam o projeto a uma “ditadura digital”. 

O argumento da privacidade teve pouco impacto nas exchanges de criptomoedas, como a Binance, que anunciou planos de listar o token WLD em 24 de julho. Outras plataformas proeminentes, incluindo Huobi, KuCoin e BitMart, também seguiram o exemplo.

Sair da versão mobile