Ícone do site Criptonizando

XRP salta 44% após avanço em processo da SEC

O XRP, uma criptomoeda originalmente lançada pelos fundadores da empresa de pagamentos Ripple, saltou 11% na manhã de sexta-feira após uma forte semana de ganhos. 

Os investidores têm esperança de que o processo da SEC contra a Ripple possa estar chegando ao fim.

O XRP teve um aumento acentuado de 44% nos últimos sete dias, agora de volta aos seis principais tokens por valor de mercado. 

O mercado mais amplo passa por uma correção. O BTC está de volta a US$ 19.000, enquanto o Ethereum caiu outros 12,8% em meio à sua liquidação pós-atualização.

A alta de preços para o XRP segue as notícias no início desta semana de que a Ripple e a SEC entraram com pedidos de julgamento sumário no processo de US$ 1,3 bilhão, cada um buscando indeferir o processo antes do julgamento e pedindo ao juiz que decida a seu favor. 

A SEC apresentou acusações contra a Ripple em dezembro de 2020 por supostamente realizar uma venda de títulos não registrados quando vendeu o XRP.

Em um memorando que acompanha seu arquivamento, a Ripple argumentou que não conferiu direitos aos detentores de XRP durante sua venda de tokens e que a empresa não tinha obrigação de agir em seus interesses.

“Os registros mostram que a SEC está agindo fora de seus limites legais”, disse o conselheiro geral da Ripple, Stu Alderoty. 

“A SEC não está procurando aplicar a lei – eles estão procurando refazer a lei na esperança de que ela possa expandir sua jurisdição de forma inadmissível.”

Por outro lado, a SEC alega que o XRP atende aos critérios de um título sob o Howey Test – uma referência usada desde a década de 1930 para determinar se um ativo se qualifica como um contrato de investimento sob a lei federal dos EUA. 

O regulador afirma que os compradores de XRP esperavam obter lucro após a compra da moeda e que as compras equivaliam a investir em uma empresa comum.

O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse apareceu na Fox Business esta semana discutindo o preço do XRP e seu relacionamento com o processo da Ripple.

“Antes de a SEC se envolver conosco e com a ETH, o XRP era o segundo ativo digital mais valioso à frente do ETH”, destacou.

Garlinghouse disse que a Ripple espera que não haja um julgamento, já que os fatos do caso “não estão realmente em disputa”, disse ele.

“Achamos que [a juíza] tem as informações de que precisa para tomar uma decisão, e achamos que está muito claro que a SEC está exagerando grosseiramente em sua autoridade”, disse ele.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Bitfarms inicia mineração de Bitcoin na Argentina com gás natural

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile