Ícone do site Criptonizando

Youtuber vaza chave privada em live e perde R$ 240 mil em criptoativos

O criador de conteúdo Ivan Bianco, dono do canal Fraternidade Crypto, focado em games blockchain, cometeu um erro grave durante sua última live, fazendo com que ele perdesse R$ 240 mil em criptoativos de uma só vez.

Enquanto comentava sobre cripto-jogos, o youtuber abriu sem querer um arquivo de texto que continha a chave privada de criptoativos pertencentes a conta no projeto Gala Games.

No momento em que fez isso, Ivan percebeu o seu erro, encerrando imediatamente a live para tentar mover seus ativos para um endereço seguro:

“Acho que fiz cagada aqui, hein mano? Nossa cara, vou ter que fechar a live. Depois eu explico, foi mal. Fiz uma cagada imensa aqui mano, imensa.”

Algumas horas depois, o youtuber retomou a live e afirmou que alguém já havia esvaziado a carteira mais rápido do que ele pode fazer.

“Gente, não acredito que eu fiz isso, nem sei o que eu vou falar. Eu mostrei a minha chave privada na live sem querer, e a pessoa já enviou rapidamente. Eu tentei fechar a live e enviar, mas não deu tempo”, afirmou.

Em específico, o endereço continha cerca de 86.000 Polygon (MATIC), que foram rapidamente drenados. Ivan solicitou que o atacante devolvesse os ativos.

“Por favor, mano, quem fez isso, devolve. É tudo que eu tenho”.

O erro do youtuber

Para ter soberania sobre criptomoedas, é necessário criar e manter as chaves privadas do seu endereço de maneira segura, e preferencialmente offline, em uma cold wallet, isto é, em um dispositivo desconectado da internet.

Ivan não apenas deixou suas chaves em um computador online, sujeito a hacks e problemas associados, bem como mostrou publicamente sua chave.

Investir em uma boa auto-custódia é fundamental para manter criptoativos a longo prazo, de modo a se proteger de eventuais roubos.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile