A participação dos mineradores de Bitcoin (BTC) e criptomoedas pode chegar a 1,5% a 2% do consumo total de energia elétrica da Rússia até o final de 2022, de acordo com o vice-ministro da Energia da Rússia, Pavel Snikkars.
Durante uma conferência organizada pelo portal de notícias de negócios RBC, o funcionário do governo lembrou que o número do ano passado estava em torno de 1%.
A disponibilidade de eletricidade para mineração em todo o país dependeria do número de usuários que desejam se conectar à rede em um determinado local, acrescentou Snikkars.
Em certas regiões russas – o vice-ministro mencionou Murmansk como exemplo – capacidades de geração de energia não utilizadas estão sendo oferecidas à indústria de mineração cripto.
Snikkars explicou que a decisão de iniciar a construção de uma usina elétrica, que pode levar até uma década, é baseada em pedidos de potenciais consumidores da região.
Dessa forma, os mineradores podem também incentivar a construção e a viabilidade econômica de uma série de novos projetos.
Indivíduos que mineram moedas digitais também estão causando problemas por aumentar significativamente o consumo em certos lugares com tarifas baixas de eletricidade, onde a infraestrutura não consegue lidar com o crescente uso de energia, disse o especialista.
Ele enfatizou que a indústria de energia deve tomar medidas para garantir o fornecimento confiável para outros usuários.
Durante o evento, Pavel Snikkars também falou sobre os esforços para regulamentar a mineração de criptomoedas como uma atividade comercial, expressando o apoio de seu departamento ao projeto de lei apresentado em meados de novembro à câmara baixa do parlamento russo, a Duma do Estado.
O projeto que altera a atual lei “Sobre ativos financeiros digitais” ainda precisa ser aprovado pelo Departamento Jurídico da Duma e revisado pelo Banco Central da Rússia.
No fórum, o chefe do Comitê Parlamentar do Mercado Financeiro, Anatoly Aksakov, disse esperar que os legisladores aprovem a lei antes do final do ano.
As declarações de Snikkars e Aksakov seguem um relatório recente revelando que a demanda por dispositivos de mineração tem aumentado na Rússia nos últimos meses.