Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Microsoft trará para o Brasil aplicações em blockchain para aperfeiçoar agronegócio

Microsoft trará para o Brasil aplicações em blockchain para aperfeiçoar agronegócio

farm beats microsoft brasil

A Microsoft registrou, no Brasil, uma série de aplicações voltadas para a agricultura, envolvendo coleta de grandes quantidades de dados das fazendas usando diversas tecnologias. 

O Farmbeats, como é chamado, é um projeto de agricultura de precisão baseado no uso de dados. Ele inclui aplicações como blockchainIoT, drones, Inteligência Artificial, Big Data e Cloud. 

programa foi aplicado em fazendas nos EUA, Índia, Nova Zelândia e Quênia nos últimos quatro anos, resultando na redução de 30% no consumo de água, e de 44% no tempo de controle de PH. 

 

Farmbeats no Brasil

Farmbeats no Brasil

Durante sua visita ao Brasil, Ranveer Chandra, cientista-chefe global da Azure (aplicação em nuvem da Microsoft) e responsável pela criação do projeto, disse, em entrevista à Época, que o sistema deve começar a ser produzido comercialmente até o final do ano — e incluirá o Brasil. 

ranveer chandra microsoft brasil
Foto: Divulgação

"O Brasil é um dos primeiros países que vem à mente quando pensamos em agricultura. Desenvolvemos o FarmBeats de maneira que sua tecnologia pudesse ser aplicada aqui e em outros países em desenvolvimento."

Ao falar sobre sustentabilidade, o cientista afirmou que essa tecnologia torna a produção mais sustentável, porque os dados ajudam a criar uma agricultura mais precisa. 

Sendo assim, “ao mapear uma fazenda, você consegue medir a umidade, o índice de PH, a temperatura e os nutrientes do solo em cada área. Em vez do agricultor aplicar a mesma quantidade de água, fertilizantes e pesticidas de forma homogênea por todo o campo, aplica somente onde for necessário”, argumentou. 

“Dessa forma, você aumenta o rendimento, reduz o custo e reduz o impacto ao meio ambiente.”

Segundo ele, o objetivo do projeto é combinar o conhecimento dos agricultores com os dados obtidos, visando melhores decisões no setor.

O Brasil precisa se transformar

O Brasil precisa se transformar

Chandra também falou sobre o futuro, enfatizando que a alimentação é um dos grandes problemas da humanidade.  

Segundo ele, a produção de alimentos precisa aumentar em 70% até o ano de 2050 para sermos capazes de alimentar a população mundial. 

“Não só precisamos ser mais produtivos, mas também criar alimentos mais nutritivos e saudáveis”, afirmou. 

“O Brasil, como o restante do mundo, precisa se transformar para chegar ao próximo estágio. O movimento tem sido lento. Muitos países estão usando satélites para recolher dados sobre o agronegócio. Mas essa opção não é acessível e por isso não pode ser aplicada em larga escala. Os governos precisam subsidiar a tecnologia, da mesma forma que fazem com fertilizantes e agricultura. Os órgãos públicos já entendem que esses produtos são necessários para a produtividade do agricultor, mas não perceberam que os dados precisam ser colocados no mesmo pacote”, concluiu.

Leia também: 3 Criptomoedas para ficar de olho em 2019

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Receba as notícias mais importantes no seu email

Últimas Notícias

Mais Lidas