Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Especialistas afirmam que Libra não é uma blockchain de verdade; Governo americano pede suspensão do projeto

Especialistas afirmam que Libra não é uma blockchain de verdade; Governo americano pede suspensão do projeto

facebook criptomoeda libra-carteira-novi-calibra
Créditos da imagem: http://www.shopcatalog.com/

Após analisar documentos técnicos e testar o protocolo Libra, é seguro dizer que especialistas em blockchain ficaram, no mínimo, desapontados com o projeto do Facebook. 

De acordo com o desenvolvedor de Bitcoin, Tamas Blummer, o gigante das mídias sociais está abusando de sua posição para entrar no universo blockchain. 

 

“Tentar comprar liderança em uma tecnologia de ponta é muito caro e provavelmente fútil. Tenho certeza de que isso será um fracasso muito caro, mas é um ótimo abridor de portas para o Bitcoin.

Blummer não parou por aí e afirmou que o blockchain da Libra se parece mais com a Ethereum do que com o Bitcoin. 

“Libra lembra Ethereum mais do que Bitcoin. Ela contém todas as características que tornam a Ethereum um lixo. Modelo de conta, linguagem genérica, gas, escala on-chain com fragmentação, algum consenso de BFT. Além disso, tem que implementar todos os KCY e AML. [...] Um desastre certo em câmera lenta.”

O engenheiro e educador de Bitcoin, Jameson Lopp, fez uma análise mais profunda do projeto, onde concorda com a afirmação de Blummer, mas se mostra cético a respeito da capacidade do projeto de resolver os problemas que tem atormentado a equipe da Ethereum. 

“Aparentemente o Facebook não resolveu nenhum dos grandes problemas que a Ethereum vem trabalhando há anos.”

Libra não é uma criptomoeda ou blockchain de verdade

Libra não é uma criptomoeda ou blockchain de verdade

“O que o Facebook, ou qualquer empresa como o Facebook, está propondo não é uma criptomoeda. Não possui nenhuma das características fundamentais da criptomoeda. Não fica nos cinco pilares de um blockchain aberto. Na verdade, não tem nada disso.”

Essa foi a avaliação de Andreas Antonopoulos, um dos maiores experts de Bitcoin e Blockchain de código aberto do mundo.

Lopp, por sua vez, embora admita que o protocolo é eficiente e impressionante, também afirma que o projeto não se trata de uma blockchain.

“Este protocolo parece ser muito bem desenhado… [mas] A ‘Libra Blockchain’ não uma blockchain de verdade… Não existe estrutura de dados blockchain no protocolo Libra.”

Governo americano pede suspensão do projeto

Governo americano pede suspensão do projeto

Maxine Waters, presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA, pediu que o Facebook suspenda o desenvolvimento do projeto até que o mesmo possa ser examinado pelo Congresso e os reguladores.

"O Facebook tem dados sobre bilhões de pessoas e mostrou repetidamente um desrespeito pela proteção e pelo uso cuidadoso desses dados [...] Com o anúncio de que planeja criar uma criptomoeda, a mídia social continua sua expansão descontrolada e amplia seu alcance para as vidas de seus usuários.”

O principal democrata do comitê, senador Sherrod Brown, afirmou que os reguladores devem garantir que os usuários do Facebook estejam protegidos. No entanto, não identificou quem ficaria responsável por policiar a criptomoeda. 

Leia também: Facebook anuncia oficialmente o lançamento de sua moeda digital, saiba detalhes

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias

Mais Lidas