Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

FMI sugere que criptomoedas substituirão dinheiro tradicional em futuro próximo

FMI sugere que criptomoedas substituirão dinheiro tradicional em futuro próximo

fmi

Um novo documento do Fundo Monetário Internacional (FMI) sugere que o dinheiro e os depósitos bancários podem ficar para trás, à medida que o dinheiro digital e as criptomoedas experimentem uma maior adoção.

A nota intitulada “A ascensão do dinheiro digital” e publicada na última segunda-feira, mostra como as empresas de tecnologia estão competindo cada vez mais com grandes bancos e empresas de cartão de crédito.

 

“As formas digitais de dinheiro estão cada vez mais nas carteiras dos consumidores, assim como nas mentes dos formuladores de políticas. Os pagamentos e depósitos bancários estão lutando contra esse valor monetário armazenado eletronicamente, denominado e indexado a uma moeda como o euro ou o dólar ”.

Em última análise, o caixa e os depósitos bancários “enfrentarão uma dura concorrência e poderão até ser superados” por essas novas formas de transferência de valor, adverte a nota.

O documento também indica que as stablecoins “podem ser mais convenientes como meio de pagamento”, mas os autores questionam a estabilidade de seu valor.

O artigo ainda diz que “Os bancos devem ser capazes de promover uma luta contra essas novas empresas de pagamento, oferecendo melhores serviços ou produtos similares ao dinheiro eletrônico”.

O artigo aborda diferentes tipos de novos mecanismos de pagamento, incluindo “i-money”: um “equivalente ao dinheiro eletrônico”

Como um exemplo de i-money, a nota cita diretamente o projeto Libra do Facebook – que deve ser atrelado a uma cesta de moedas fiduciárias e títulos do governo.

Quanto à regulação, os bancos centrais terão um “papel muito importante” no futuro do dinheiro eletrônico, estabelecendo regras que teriam forte influência sobre sua adoção.

Leia também: PF pede ajuda de Hackers em investigação contra  Indeal, Unick Forex, FX Trading e outras empresas

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias

Mais Lidas