Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Confira 8 dicas essenciais antes de começar a fazer trade de Bitcoin e Altcoins

Confira 8 dicas essenciais antes de começar a fazer trade de Bitcoin e Altcoins

dicas trade bitcoin e altcoins
  • Esse texto é uma tradução de um artigo de Yuval Gov e é baseado em suas experiências como trader de criptomoedas

As dicas a seguir foram aprendidas depois de muitos erros e acertos, e podem ajudar você que se interessa em trade a não cometer erros evitáveis e a correr menos riscos de perder preciosos Bitcoins.

Então, como podemos evitar esses erros? Como se manter no verde? Em primeiro lugar, é essencial observar que, para fazer trades corretamente, é preciso atenção e foco ao 100%. Em segundo lugar, trade não é para todos. As dicas a seguir são fáceis de internalizar porque essas dicas foram escritas com base em minha experiência. No entanto, ainda é difícil aplicá-las em tempo real. Afinal, os humanos não são racionais.

 

Tenha bons motivos para começar

Tenha bons motivos para começar

Comece uma posição de negociação somente quando souber porque está começando e tenha uma estratégia clara.

Nem todas as negociações são lucrativas, já que esse é um um jogo que alguém tem que perder para o outro se beneficiar. Grandes baleias impulsionam o mercado Altcoins? sim. As baleias estão apenas esperando pacientemente peixinhos inocentes como nós até que cometamos erros.

Mesmo se você queira negociar diariamente, às vezes é melhor não ganhar nada do que expor suas moedas a perdas substanciais. Há dias que a melhor alternativa para manter seus lucros anteriores é não negociando.

Stops e metas claras: tenha um plano

Stops e metas claras: tenha um plano

Para cada posição, devemos definir uma meta clara para obter lucro e, mais importante, um nível de perda, conhecido como stop, para reduzir as perdas. Um Stop-loss está definindo como o nível de perda máxima que podemos arcar antes que a posição seja fechada.

Aqui, novamente, é importante considerar vários fatores ao escolher corretamente um nível de Stop Loss: a maioria dos traders falha nessa parte.

Eles podem pensar: “Isso vai virar, e eu vou sair disso com uma perda mínima, tenho certeza.” Eles estão deixando o ego assumir o controle, e ao contrário da bolsa de valores tradicional, onde extrema volatilidade é cerca de 2-3% ao dia, o trade com criptomoedas é muito mais arriscado: não é incomum encontrar uma moeda caindo 80% em apenas algumas horas.

Medo de perder a oportunidade

Medo de perder a oportunidade

Isso normalmente acontece quando uma moeda específica que você não possui está obtendo enormes ganhos de dois dígitos em apenas alguns minutos.

É como se algo gritasse internamente “você é o único que não a possui e está perdendo a oportunidade”.

Mas o que fazer nesse momento? Muito simples: nada. É verdade que é possível que muitos tenham chegado antes e aproveitado a alta repentina, e que a moeda possa continuar nessa direção, mas tenha em mente que as baleias estão apenas esperando para vender as moedas que eles compraram por preços mais baixos. E quando essa venda em massa começar, os preços cairão na mesma velocidade que subiram.

Gerencie o risco

Gerencie o risco

Para ser um operador lucrativo, você deve procurar os pequenos ganhos que se acumularão em um grande.

Gerencie o risco com sabedoria em todo o seu portfólio. Por exemplo, você nunca deve investir mais do que uma pequena porcentagem de sua carteira em um mercado não líquido (risco muito alto).

Altcoins x Bitcoin

Altcoins x Bitcoin

O Bitcoin é um ativo muito volátil se comparado a praticamente qualquer outro ativo que não seja criptomoedas, e esse fato deve ser levado em consideração, especialmente nos dias em que o preço do Bitcoin estiver se movimentando acentuadamente.

Nos últimos anos, era comum que Bitcoin e Altcoins tivessem uma correlação inversa em seu valor, ou seja, quando o Bitcoin sobia, as Altcoins caiam, e vice-versa. No entanto, desde 2018, a correlação não é clara.

Independentemente disso, quando o Bitcoin está mais volátil que o usual, é melhor ter alvos próximos e definir as perdas ou simplesmente não negociar.

Dicas importantes para o trade de altcoins

Dicas importantes para o trade de altcoins

A maioria das Altcoins perdem seu valor ao longo do tempo. E o fato de que as 20 maiores altcoins por capitalização de mercado tenham mudado tanto nos últimos anos -pode nos dizer muito.

Leve isso em conta ao manter altcoins pormédio e longo prazo e, é claro, escolha-as com cuidado e sabedoria.

Se você estiver considerando manter altcoins para o longo prazo ou construir um portfólio de criptomoedas de longo prazo, tenha em mente que os projetos ou altcoins que têm um volume diário mais alto e recebem suporte de uma grande comunidade, provavelmente tem muito mais chances de sucesso.

Você deve seguir o gráfico da moeda e identificar períodos baixos e estáveis. Esses períodos provavelmente serão um período de acumulação das baleias, e quando chegar a hora certa, acompanhada de anúncios positivos sobre o projeto, o preço subirá e as baleias venderão com lucros.

ICOs

ICOs

ICOs públicas são vendas de tokens criptográficos. Muitos novos projetos optam por fazer uma venda coletiva, na qual oferecem aos investidores uma oportunidade antecipada de comprar uma parte dos tokens do projeto em um preço um pouco mais baixo.

A motivação para os investidores é que a moeda seja listada em corretoras de criptomoedas, rendendo um bom lucro para os primeiros investidores. Nos últimos anos, houve muitas vendas bem sucedidas: lucros de 10x foi algo visto com muita frequência.

Um exemplo foi o ICO da Augur, que rendeu aos investidores um retorno fenomenal de 15x sobre o investimento. Ok, mas qual é o problema aqui? Nem todos os projetos recompensam seus investidores. Muitas vendas provaram ser golpes e desapareceram com o dinheiro de quem investiu, e ninguém ouviu falar deles desde então.

Portanto como saber em quais ICOs investir? O Criptonizando escreveu um guia específico sobre sobre isso, vamos apenas mencionar que você nunca deve colocar todos os ovos em uma única cesta.

Mais algumas dicas práticas

Mais algumas dicas práticas

  •  Taxas: Quando mais trades você fizer, mais taxas vai pagar. Tenha isso em conta
  • Opere sem pressão: não comece a operar antes de ter as condições ideais para tomar as decisões certas e ter seu plano de negociações bem claro. A pressão sempre prejudica suas habilidades de negociação. Nunca se apresse, é melhor esperar pela próxima oportunidade, ela sempre virá.
  • Compre no rumor, vender nas notícias. Quando os grandes canais publicam as notícias, geralmente é a hora certa de dizer adeus à moeda envolvida.
  • Você fez um trade lucrativo, mas como sempre, no momento em que você vendeu, a moeda aumenta novamente. Primeiro, conheça esse cara – a Lei de Murphy. Segundo, leia o que foi escrito anteriormente aqui e nunca entre em posição sob pressão ou persiga o “medo de perder a oportunidade”. Enquanto houver lucro – você está bem. Vá para sua próxima negociação e não se perca.
  • Deixe seu ego de lado. O objetivo aqui não é estar certo ou errado, mas sim obter lucros. Não desperdice recursos (tempo e dinheiro) tentando provar que você deveria terentrando nessa posição. Lembre-se, todo trader perde, pelo menos às vezes. A equação é simples – os negócios lucrativos devem ser maiores do que os com prejuízos.

Leia também: Homem que comprou 200 Bitcoins em 2011 descobre que corretora nem existe mais

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias

Mais Lidas