Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Como a reforma tributária pode impulsionar a adoção de criptomoedas no Brasil

Como a reforma tributária pode impulsionar a adoção de criptomoedas no Brasil

criptomoedas bitcoin reforma tributária imposto bolsonaro

A Reforma Tributária, proposta pelo governo atual de Jair Bolsonaro e que vem sendo debatida no Congresso Nacional, pode acabar servindo como um impulso para a adoção de criptomoedas no Brasil.

A Secretaria da Receita Federal pretende criar um Imposto sobre Transações Financeiras (ITF), e sua aliquota, ou seja, o percentual que será aplicado para o cálculo do valor de um tributo, poderia chegar a até 5,6%, ou a 2,8% em cada ponta.

 

Esta iniciativa pode funcionar como um empurrão para que os contribuintes passem a ver as criptomoedas como uma alternativa para fugir dos impostos, de acordo com os especialistas financeiros e jurídicos Bruno Meyerhof Salama e Guilherme Bandeira, em publicação da InfoMoney. 

“Vivemos uma mudança importante na organização financeira e nos meios de pagamento, inclusive com a popularização das criptomoedas e outros ativos digitais. É neste ponto que a Secretaria da Receita Federal poderá dar impulso – involuntário – às criptos no Brasil”, diz o texto.

Diferente das moedas fiduciárias, as criptomoedas não são registradas no sistema financeiro nacional, mas sim na blockchain.

Sendo assim, em tese, não existiria a necessidade de o Governo Federal cobrar impostos sobre as transações envolvendo os criptoativos, argumentam os especialistas.

Em Julho, Paulo Skaf, presidente da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), falou à Folha de São Paulo sobre a Reforma Tributária, onde declarou que este tipo de imposto é uma “enganação”.

Skaf usou um argumento semelhante ao dizer que, na hipótese de o ITF ser aprovado, “isso naturalmente levaria a uma migração para outras formas de pagamento, como as criptomoedas”.

Leia também: Como a Coréia do Norte roubou US$ 2 bilhões de exchanges de criptomoedas para financiar armas nucleares

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias

Mais Lidas