Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Projeto da IBM faz registro de nascimento totalmente em blockchain no Brasil

Projeto da IBM faz registro de nascimento totalmente em blockchain no Brasil

blockchain

O mês de setembro começou com uma das primeiras certidões de nascimento registradas exclusivamente no Brasil usando a tecnologia blockchain.

Waldyr Mendonça Junior e Monique de Medeiros Gonçalves foram convidados pelo hospital Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, a registrar seu filho, Álvaro de Medeiros Mendonça na blockchain.

 

De acordo com publicação da revista Isto É, embora Álvaro tenha nascido em 8 de julho, o registro foi feito no último domingo, 1° de setembro.

A realização de serviços de cartório em ambiente virtual é possível por meio da plataforma Notary Ledgers, da empresa Growth Tech. 

O projeto, que torna o processo de registro muito mais rápido, é uma parceria com a IBM.

“Levei menos de cinco minutos para fazer o registro”, disse Waldyr.

Carlos Rischioto, líder de Blockchain da IBM na América Latina, conta que o registro foi efetuado em três etapas: primeiro, o hospital fez a “Declaração de Nascido Vivo”. Depois, os pais criaram uma identidade digital na plataforma, e então as informações foram enviadas ao cartório, finalizando a certidão.

“O objetivo destas soluções é trazer velocidade, eficiência, transparência e eliminar cada vez mais as etapas, principalmente as burocráticas, nos processos de negócios”, disse Rischioto.

Outros registros em blockchain no Brasil 

Outros registros em blockchain no Brasil 

Álvaro não foi a primeira criança registrada em blockchain no Brasil. O especialista em criptoeconomia e analista-chefe da corretora de criptomoedas XDEX, Fernando Ulrich, saiu na frente e registrou sua filha usando a tecnologia em 2016.  

Já no ano passado, Edson Neto, entusiasta de blockchain e criptomoedas, documentou o nascimento da filha, Maria Julia, na Bahia — o documento foi validado em uma parceria com um cartório. Contudo, a parceria entre IBM e Growth Tech simplificou o processo. 

Leia também: Carrefour, IBM e Natura se juntam para falar sobre Blockchain em São Paulo

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias

Mais Lidas