Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Desenvolvedor cria caixa eletrônico de bitcoin que 'até amadores podem construir' usando a Lightning Network

Desenvolvedor cria caixa eletrônico de bitcoin que 'até amadores podem construir' usando a Lightning Network

bitcoin atm caixa eletrônico lightning network

Um desenvolvedor resolveu criar um caixa eletrônico de bitcoin de uma maneira muito simples com o objetivo de tornar possível que qualquer um possa fazer o seu.

O protótipo, revestido de uma caixa de papelão, é uma ideia engenhosa que usa a Lightning Network, uma das soluções mais famosas e antigas para o problema da escalabilidade do Bitcoin.

 

Criado pelo usuário @21isenough no Twitter, que não quis se identificar, o caixa eletrônico transforma moedas fiduciárias em satoshis (frações da criptomoeda).

“É importante saber que alguém não precisa comprar um bitcoin inteiro. Você pode possuir frações de um bitcoin”, disse o desenvolvedor ao site Decrypt. “Com esse caixa eletrônico você pode comprar bitcoin por uma moeda de 2 centavos de dólar — isso é equivalente a 200 satoshis.”

Como funciona a invenção 

Como funciona a invenção 

caixa eletronico bitcoin criptomoedas

A máquina, que está programada para reconhecer até seis tipos de moedas fiduciárias, funciona de maneira extremamente simples.

O usuário insere as moedas no “aceitador de moedas” da máquina e aperta um botão na interface que inicia o processo de troca.

Depois, um código QR será gerado em seu smartphone e o usuário deixa que a câmera do caixa eletrônico o escaneie. Isso gera uma fatura e converte o dinheiro em bitcoin para a carteira Lightning do usuário.

“A Lightning Network é uma tecnologia brilhante e eu queria torná-la mais tangível”, disse o desenvolvedor, que vive em Portugal.

Segundo ele, o objetivo é que a criação seja tão simples de construir que qualquer um possa fazer um caixa eletrônico. Para isso, o programador está determinado a melhorar seu design. 

O próximo passo, é uma placa de circuito impresso que tornaria a solução em “insira e aperte”. “Muito mais fácil de configurar”, disse o desenvolvedor. 

Ele publicou a lista completa de peças e códigos no GitHub, uma plataforma para desenvolvedores. 

O software da invenção, chamada de LightningATM, é executado no Raspberry Pi, e segundo o criador, neste momento ainda “é preciso ser bastante técnico para reconstruir a máquina”.

A ideia foi muito bem aceita pela comunidade cripto e agora o inventor está considerando fabricar e vender um pequeno lote de LightningATMs.

Seu objetivo é que, um dia, seja tão fácil comprar bitcoin que as pessoas usem regularmente esses tipos de caixas eletrônicos para se livrar das moedas fiduciárias que recebem como troco nos estabelecimentos.

Leia também: Ex-CEO de banco Suíço diz que dinheiro não vale nada devido as taxas de juros negativas; Bitcoin parece ser a melhor solução

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias

Mais Lidas