Cliente da Foxbit é vítima de golpe e processa a corretora

foxbit corretora roubo phishing processo cliente bitcoin

A corretora brasileira de criptomoedas Foxbit está enfrentando um processo aberto por um cliente que culpa a empresa por ter sofrido um roubo de R$ 25.000 após cair em um golpe de phishing.

Segundo publicação do Livecoins, o usuário pede a devolução do dinheiro roubado de sua conta na plataforma, com adição de R$ 10.000 por danos morais.

Conforme consta nos autos, o cliente alega que foi surpreendido com aquisições e transferências em sua carteira de bitcoins em 17 de janeiro de 2018. As operações, no entanto, não teriam sido consentidas.

Golpes de phishing, no qual páginas falsas simulam uma plataforma legítima para conseguir dados pessoais de usuários e posteriormente roubá-los, crescem a cada dia no mercado de criptomoedas.

A Foxbit, por sua vez, culpa o próprio usuário pela perda, alegando que o roubo poderia ter sido evitado se ele tivesse ativado opções de segurança, como a autenticação de dois fatores, conhecida como 2FA.

No entanto, conforme apontou a matéria, em 2018 a Foxbit tinha uma falha de segurança na 2FA, o que gerou grande prejuízo aos clientes. Os usuários que conseguiram acordos com a empresa receberam devolução de apenas 50% do valor.

Ficou determinado pela Justiça que um perito de tecnologia analisará o caso para saber se houve ou não falha por parte da corretora.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

IOF
icon junho 10, 2025

IOF: Governo recua em aumento geral e mira apostas online para equilibrar contas

Escrito por Thiago Barboza
Minerador solo de Bitcoin
icon junho 6, 2025

Minerador solo desafia probalidades e conquista 3,151 Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza
robôs, trading, bots de trading
icon junho 6, 2025

Bitcoin: futuro ameaçado pela Computação Quântica?

Escrito por Thiago Barboza