Por que brasileiros confiam mais em criptomoedas do que americanos e europeus?

bitcoin-criptomoedas-brasil-comprar-estudo-pesquisa-brasileiros-america-latina-eua-europa

Um estudo publicado pelo Centro de Governança de Câmbio (CGC) revelou que mexicanos, argentinos e brasileiros são os cidadãos mais propensos a comprar criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, em comparação a outros países do mundo.

Segundo a pesquisa, cidadãos de países como os Estados Unidos, França e Alemanha costumam descartar a possibilidade de adquirir esse tipo de ativo, conforme reportou o jornal La Prensa.

Na Espanha, por exemplo, apenas 13% da população se vê atraída por moedas digitais.

Enquanto isso, no Brasil, 75% dos cidadãos confiam nos criptoativos. No México, esse número vai para 78%, e na Argentina, 79%. Mas, enfim, por que isso acontece?

O estudo indica que o motivo para tal discrepância entre os países, deixando a América Latina na liderança em termos de confiança nas moedas digitais, se dá devido a falta de confiança da população em seus bancos centrais.

“Os cidadãos que estão insatisfeitos com a resposta do governo à crise financeira são mais propensos a usar moedas digitais”, diz o relatório.

Assim, o CGC concluiu que a desconfiança é fruto da resposta ineficaz dos governos latino-americanos às crises financeiras. Isso porque os entrevistados não reconheceram medidas políticas eficazes para regular o setor bancário depois da crise de 2008.

Entretanto, isso não significa que o caminho das criptomoedas está livre de barreiras, mesmo nos países com maior confiança:

“As criptomoedas ainda têm um longo caminho a percorrer antes que possam competir e quem sabe superar as formas tradicionais de dinheiro lastreadas por bancos centrais e comerciais”, disse Mike Seiferling, diretor de pesquisa da CGC.

A regulamentação tem sido um grande dificultador nesse aspecto. No Brasil, por exemplo, os cidadãos devem declarar a posse de moedas digitais à Receita Federal, mas não há regulamentação sobre as criptomoedas no país.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Coreia do Sul planeja taxar lucros com criptomoedas em 20% a partir de 2025
icon novembro 20, 2024

Coreia do Sul planeja taxar lucros com criptomoedas em 20% a partir de 2025

Escrito por Sabrina Coin
Cofundador da FTX, Gary Wang, escapa de prisão após colaboração em julgamento de SBF
icon novembro 20, 2024

Cofundador da FTX, Gary Wang, escapa de prisão após colaboração em julgamento de SBF

Escrito por Sabrina Coin
Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
icon novembro 21, 2024

Golpe de endereço envenenado rouba US$ 129 milhões, mas fundos são devolvidos

Escrito por João Victor