Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Mulher é condenada a 13 anos de prisão por usar criptomoedas para financiar o Estado Islâmico (ISIS)

Mulher é condenada a 13 anos de prisão por usar criptomoedas para financiar o Estado Islâmico (ISIS)

Uma mulher norte-americana foi condenada a 13 anos de prisão por enviar mais de US$150.000 à organização terrorista (ISIS), grande parte do valor enviar foi em bitcoin e outras criptomoedas, conforme reportou o Decrypt.

Zoobia Shahnaz, de Nova York, se declarou culpada em novembro de 2018, por fornecer apoio em criptomoedas para o ISIS.

A justiça anunciou neste sábado (14), que Shahnaz enviou o montante para pessoas e grupos afiliados ao ISIS, do Paquistão, China e Turquia. 

Os valores enviados foram arrecadados de forma fraudulenta.

Shahnaz usou cartões de créditos roubados para comprar cerca de US$62.000 em Bitcoin e outras criptomoedas.

A mulher planejava se mudar para a Síria para se juntar ao grupo ISIS. Em 2017, foi presa no aeroporto enquanto tentava embarcar para a Turquia, para depois ir para a Síria, segundo o Departamento de Justiça. 

Um relatório divulgado no ano passo pelo Instituto de Pesquisa de Mídia do Oriente Médio, com sede em Washington, revelou que vários grupos terroristas utilizam o Telegram, aplicativo de mensagem, para aumentar as criptomoedas e ataques coordenados.

Estado Islâmico reccore a tecnologia blockchain para se comunicar

Os reguladores financeiros estão trabalhando para impedir que os terroristas usam criptomoedas para arrecadar fundos para os grupos. 

O Grupo de Ação Financeira Internacional, que estabelece padrões globais para medidas contra lavam de dinheiro e financiamento do terrorismo, recomendou que os governos implementem políticas que exigem que as empresas compartilhem informações dos clientes entre si ao processar transações.

Leia também: InDeal: Justiça leiloa dezenas de carros de luxo apreendidos da pirâmide

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias