“Primeiro, preservar vidas. Depois, a economia”, diz Henrique Meirelles ao criticar Bolsonaro

Henrique Meirelles, secretário da Fazenda e do Planejamento do Estado de São Paulo, criticou a postura do atual presidente Jair Bolsonaro sobre a pandemia do coronavírus, durante participação em conferência online.

Ao falar sobre o pronunciamento de Bolsonaro, Meirelles declarou que, “como todos os brasileiros de responsabilidade e senso crítico”, recebeu mal o discurso do presidente, que pediu “volta à normalidade” e “fim do confinamento em massa” ao chamar de “gripezinha” a doença que já matou mais de 7.500 pessoas só na Itália, e já marca outras 57 no Brasil.

Em seguida, o ex-presidente do Banco Central (BC) disse que o Bolsonaro deve priorizar a preservação de vidas da população, para depois focar na economia:

“Compete ao presidente liderar o país na direção certa, enfrentar a crise de saúde primeiro, preservar vidas e, depois, trabalhar na recuperação da economia”, disse o secretário.

Ele também declarou que vê diferença entre a atual crise e a crise financeira de 2008. Segundo Meirelles, a previsão é de uma queda de 10% no PIB no segundo trimestre, com início de recuperação em julho.

Assim, a economia deve terminar o ano com recuo de 3%, estima, afirmando que, se as projeções dos infectologistas estiverem corretas, de a pandemia atingir seu pico em 60 dias e começar a cair em mais 60, a economia poderá se recuperar rapidamente.

“Mas a rapidez vai depender dos efeitos que a pandemia tiver na população”, ressaltou.

Recentemente, o bilionário norte-americano Bill Gates também criticou o posicionamento de líderes globais – especialmente de Donald Trump, presidente dos EUA e ídolo de Bolsonaro – diante do novo coronavírus.

“É muito difícil dizer às pessoas: ‘Ei, vá a restaurantes, compre casas novas, ignore a pilha de corpos ali no canto, queremos que você siga gastando, porque talvez haja algum político que pensa que o crescimento do PIB é o que realmente importa’”, declarou em sua apresentação no TED Connects.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Ethereum hoje
icon junho 14, 2025

DeFi impulsiona ativos com linha de crédito bilionária

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin Core 30.0: o salto do OP_RETURN!

Escrito por Thiago Barboza
Blockchain
icon junho 6, 2025

Blockchain: a solução contra fraudes no INSS?

Escrito por Thiago Barboza