Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Moeda digital: Banco Central da França lança programa para testar CBDC

Moeda digital: Banco Central da França lança programa para testar CBDC

O Banco Central da França anunciou nesta segunda-feira (30), um programa experimental para testar a integração de uma moeda digital (CBDC) para acordos interbancários, conforme reportou o Cointelegraph.

Com o objetivo de explorar as oportunidades potenciais do CBDC, o Banco da França está solicitando teste para experimentar o uso do euro digital. 

Anteriormente, o banco solicitou um sistema de liquidação baseado em blockchain na Europa. Contudo, o banco disse que não impõe nenhuma tecnologia específica em seu recém anúncio sobre o CBDC. 

O Banco francês selecionará 10 aplicativos, no máximo, relacionados ao CBDC por grupos ou indivíduos, estabelecendo a “natureza inovadora” como um critério de seleção principal. 

Segundo o anúncio feito pelo banco, as solicitações devem ser enviadas por candidatos da União Europeia ou em um Estado parte do acordo do Espaço Econômico Europeu.

O experimento do CBDC do banco tem três objetivos, como modelar a liquidação interbancária baseada no CBDC, identificar os benefícios e analisar os riscos potenciais. 

Entre os três possíveis casos de uso do CBDC, o Banco da França descreve pagamentos contra instrumentos financeiros, pagamentos contra a moeda digital de outros bancos centrais e pagamentos contra ativos digitais. 

De acordo com o pronunciamento, o banco não se envolverá na criação de dinheiro em seu experimento com o CBDC, e diz que não planeja aplicar nenhum projeto em uma escala mais ampla.

“Estas experiências funcionarão como uma contribuição do Banco da França para uma discussão mais ampla dentro do Eurosistema, que tomará qualquer decisão sobre a criação de um CBDC. Os testes não pretendem ser continuados a longo prazo ou aplicados em larga escala pelo próprio Banco da França”. 

O banco começará a testar o projeto digital do euro até o final do primeiro trimestre de 2020. 

O primeiro vice-governador do Banco da França, Denis Beau, apontou que a tecnologia blockchain poderia facilitar vários processos financeiros e de pagamento, incluindo liquidação entre moedas.

Leia também: Justiça determina investigação de fraude no Grupo Bitcoin Banco

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias