Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Embratel vai usar blockchain para garantir a segurança na migração de dados do Ministério da Saúde

Embratel vai usar blockchain para garantir a segurança na migração de dados do Ministério da Saúde

blockchain-embratel-ministério-da-saúde-tecnologia-dados-informações-segurança-parceria-contrato-inovação-bitcoin-notícia

A Embratel vai usar a tecnologia blockchain para garantir segurança na migração de dados do Ministério da Saúde para a Nuvem.

A companhia de telecomunicações anunciou um contrato com o Ministério da Saúde para a realização do serviço, e informou que os dados do DATASUS, departamento de informática do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil já estão sendo transferidos, reportou o InforChannel.

Com a migração, as informações irão para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), projeto do Conecte SUS de estratégia do Governo Federal que visa a digitalização de dados da saúde no país.

Segundo Mário Rachid, diretor executivo de soluções digitais na Embratel:

“A arquitetura em Nuvem da Embratel proporciona a migração de grandes volumes de dados com toda a segurança necessária, especialmente em relação a informações sensíveis e sigilosas.”

Como vai funcionar

Por meio da tecnologia blockchain, será realizado todo o tráfego de dados, e assim que os dados estiverem na Nuvem, o próprio paciente terá acesso a seu histórico médico por meio de aplicativo.

Profissionais de saúde em estabelecimentos públicos pré-cadastrados e gestores municipais e estaduais também poderão ver as informações, o que deve melhorar o acompanhamento do paciente e a tomada de decisão caso a caso.

O acesso seguirá todas as determinações de privacidade já previstas em legislações existentes e atenderá a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aponta o site.

Os dados serão sempre atualizados, e informações como atendimentos ambulatoriais e de atenção primária, internações, medicamentos utilizados, exames realizados e vacinas somente serão compartilhadas com a autorização do paciente. 

“Estamos pavimentando uma estrada para o fortalecimento da estratégia de Saúde Digital para o Brasil”, afirma Jacson Venâncio Barros, Diretor do DATASUS. 

Leia também: Companhias de petróleo vão tomar conta da mineração de Bitcoin, diz Marty Bent

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias