‘A principal barreira para um CBDC é filosófica e não tecnológica’, diz executivo do Banco Central Europeu

Em meio ao desenvolvimento de CBDCs por diversos países, como China e Suécia, o executivo Yves Mersch, do conselho do Banco Central Europeu, disse que a maior barreira para o CBDC é filosófica e não tecnológica.

A declaração aconteceu nesta segunda-feira (11), durante uma sessão de perguntas e respostas organizada pelo Consensus: Distributed, conforme reportou o Cointelegraph.

Durante a sessão, Mersch ressaltou que o banco central europeu segue engajado com questões acerca da emissão de uma criptomoeda própria (CBDC) e está trabalhando em seu desenvolvimento.

A entidade bancária está perto de passar da fase analítica de explorar o CBDC para tomar decisões políticas relacionadas e iniciar testes nos próximos meses – algo que a China já está fazendo.

Em um discurso focado nas questões globais sobre a emissão de um CBDC, o executivo revelou que um dos projetos potenciais do CBDC em toda a zona euro exigiria que o banco central europeu lidasse com 300 milhões a 500 milhões de contas – atualmente, o banco opera com apenas 10 mil.

Contudo, para Marsch, a tecnologia não é um impedimento para a adoção de um CBDC, e sim que o problema é filosófico.

Em resposta ao apresentador Aaron Stanley, ele declarou:

“Estou surpreso que você, como fã de tecnologia, diria que não é possível fazer 300 milhões de contas bancárias com a tecnologia moderna. É uma enorme operação e desafio, sem dúvida. Mas, em teoria, não é uma restrição tecnológica, é uma restrição filosófica sobre como você administra sua sociedade.”

De fato, a maior crítica dos entusiastas de criptomoedas ao desenvolvimento de CBDCs é justamente a filosofia, já que o bitcoin, primeira criptomoeda emitida, surgiu justamente com o conceito de liberdade para a população, dos governos e das instituições bancárias.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Brasil e China reforçam parceria com novos acordos em tecnologia, comércio e infraestrutura
icon novembro 20, 2024

Brasil e China reforçam parceria com novos acordos em tecnologia, comércio e infraestrutura

Escrito por Sabrina Coin
Bitcoin bate ATH de US$ 76.900 após Fed reduzir a taxa de juros pela segunda vez consecutiva
icon novembro 19, 2024

Bitcoin ultrapassa valor de mercado da prata

Escrito por João Victor
icon novembro 19, 2024

Família Trump está buscando comprar plataforma de negociação de criptomoedas

Escrito por João Victor