Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A forma como a incerteza política dos EUA pode afetar o retorno e a volatilidade do bitcoin

A forma como a incerteza política dos EUA pode afetar o retorno e a volatilidade do bitcoin

Incerteza política dos EUA podem afetar o retorno e a volatilidade do bitcoin

As mudanças no índice de incerteza política dos EUA estão relacionadas ao retorno e à volatilidade das criptomoedas, de acordo com o artigo divulgado na SSRN.

Em meio à crise, o Bitcoin poderia ser usado como um ativo de hedge contra possíveis incertezas políticas e econômicas.

Por conta das consequências da pandemia do novo coronavírus, os EUA precisou tomar algumas medidas e imprimir mais dinheiro, o que pode causar a desvalorização do dólar.

Contudo, os investidores recorreram ao Bitcoin e outras criptomoedas para diversificar seus portfólios. 

As decisões dos investidores são influenciadas por fatores macroeconômicos, como Atividade Econômica Global (GEA) e a Incerteza de Política Econômica (EPU).

O artigo usou o Indíce de Conflito Partidário (PCI), para examinar se a incerteza política pode afetar o retorno e a volatilidade da criptomoeda. 

O índice (PCI) foi utilizado para medir as tensões entre os dois principais partidos dos EUA, o Partido Democrata e o Partido Republicano.

O estudo aponta que quando os investidores identificam turbulências políticas crescentes, eles alteram sua carteira de investimentos e diversificam-se de acordo, para evitar qualquer perda de riqueza. 

“O aumento das tensões tornaria a situação política mais volátil e pode potencialmente fazer as pessoas perderem a confiança no governo”, afirma o artigo. 

Os resultados mostram que a taxa de alteração do Índice de Conflito Partidário (PCI), está positivamente associada aos retornos do bitcoin e negativamente associada a alterações na volatilidade do BTC. 

O retorno do bitcoin aumentaria se o PCI dos EUA subir enquanto um aumento do PCI reduziria a volatilidade do bitcoin. 

O BTC não foi a única criptomoeda estudada no artigo, de acordo com o relatório, o efeito do PCI na volatilidade de outras grandes criptomoedas é muito mais fraco do que na volatilidade do bitcoin.

“(…) Os efeitos da mudança de PCI nos retornos de Litecoin, Ripple e Ethereum têm o mesmo sinal, porém mais fracos que o retorno de Bitcoin ao controlar o efeito da incerteza da política econômica chinesa”, afirma o artigo.

Leia também: Presidente da GenBit “furtava” colchões de revendedora do Paraná

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias