Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Presidente do Irã ordena que Banco Central defina estratégia nacional de mineração de criptomoedas

Presidente do Irã ordena que Banco Central defina estratégia nacional de mineração de criptomoedas

irã-presidente-mineração-criptomoeda-bitcoin-minerar-banco-central-estratégia-plano-nacional-notícias

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, ordenou que o Banco Central do país (CBI), juntamente ao departamento de energia e ministério de tecnologia da informação e comunicação, definam uma estratégia nacional de mineração de criptomoedas.

De acordo com o site de notícias local, a nova abordagem acerca da indústria emergente de bitcoin e criptomoedas deve incluir regulamentação e receita de mineração.

A determinação foi dada por Rouhani na semana passada, durante a 137ª sessão da sede de coordenação econômica nacional, portanto, ainda não foram divulgados ao público novos detalhes sobre o assunto.

Também não está claro por qual motivo o presidente quer que as autoridades do país revisitem a regulamentação sobre a mineração de bitcoin.

O Irã foi um dos primeiros países a reconhecer oficialmente a mineração de criptomoedas como um setor legítimo em julho do ano passado, em um esforço de fiscalização contra o contrabando.

De acordo com um relatório em janeiro deste ano, a nação já emitiu cerca de 1.000 licenças para mineradoras em todo o país realizarem a prática e venderem os ativos produzidos, incluindo a maior companhia de mineração do país, a iMiner.

Atualmente, o Irã tem uma participação de 4% na taxa de hash total do bitcoin, segundo o Bitcoin Mining Map. O valor representa o dobro de apenas 8 meses atrás, em setembro de 2019.

Durante uma conferência islâmica na Malásia no ano passado, o presidente do Irã chegou a propor a criação de uma criptomoeda como alternativa ao dólar americano, visando reduzir a dependência na moeda no comércio internacional.

Segundo ele, as nações muçulmanas devem intensificar a cooperação financeira e comercial para combater a hegemonia econômica dos EUA.

Leia também: Juiz de 81 anos perde R$900 mil em suposta pirâmide com bitcoin

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias